Maio 25, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Líderes locais e regionais alertam que as novas regras de Técnicas Genómicas ameaçam a resiliência da agricultura da UE

Erik Konczer

Líderes de regiões e cidades estão a instar as Instituições Europeias a alterar significativamente as regras propostas sobre Técnicas Genómicas (NGT) e Material de Reprodução Vegetal (PRM) para melhor proteger os agricultores e as comunidades rurais, apoiar a agricultura orgânica e garantir o acesso a todos os recursos genéticos.

O Comité das Regiões da União Europeia (CoR) adotou uma opinião durante a sessão plenária de abril, liderada por Erik Konczer (HU/PES), sobre a proposta de regulamento da Comissão Europeia sobre NGT e PRM. O CoR alerta para riscos graves para o futuro da agricultura europeia e apresenta as suas recomendações.

As regiões e cidades da UE consideram a não patenteabilidade de plantas e genes naturais como um pilar essencial de qualquer proposta para regular as NGTs. Isto é crucial para garantir que pequenas empresas de sementes tradicionais não sejam excluídas do uso de novas tecnologias ou da oportunidade de acessar variedades existentes para criar novas.

A opinião também pede uma melhor rastreabilidade e rotulagem das NGTs para garantir que os consumidores tenham liberdade de escolha e para proteger os agricultores no caso de contaminação acidental de suas culturas por sementes patenteadas.

Translate »