Junho 22, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

AJAP reúne-se com o Presidente do Príncipe

Delegação da AJAP esteve reunida com Filipe Nascimento, Presidente do Príncipe.

O Presidente da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), Henrique Silvestre, juntamente com o Diretor-Geral, Firmino Cordeiro, João Mira, do Departamento técnico, e Eládio Gonçalves, da Caja Rural del Sur, tiveram, esta semana, um encontro informal com o Presidente do Governo da Região Autónoma do Príncipe (São Tomé e Príncipe), Filipe Nascimento.

A reunião teve como objetivo analisar a melhor forma da AJAP, organização ONG em Portugal, pode colaborar em processos de formação e capacitação, de agricultores e jovens agricultores na Ilha.

Atendendo a que a Ilha possui o Estatuto de Reserva Especial da Biosfera, e toda a sua produção agrícola tem de ser Orgânica ou Biológica, pela experiência da AJAP neste tipo de agricultura, foram lançadas e debatidas algumas propostas para que, tão breve quanto possível, possam iniciar as primeiras ações de formação/capacitação.

Foram ainda abordados temas como a certificação das produções agrícolas do Príncipe, bem como de São Tomé, e a exportação de produtos como o cacau, o café e algumas especiarias únicas, associadas a um marketing exigente para a excelência dos produtos em causa.

Translate »