Junho 22, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

A Bayer Cropscience e a Novamont testam fios e clipes de Mater-Bi contra os resíduos de plástico na agricultura

Um estudo experimental, realizado durante um ano nas estufas espanholas da Bayer CropScience, confirmou que é possível contribuir para a resolução do problema do fim de vida dos resíduos de produtos agrícolas, utilizando fios e clipes feitos de bioplástico compostável Mater-Bi da Novamont.

Os dispositivos de Mater-Bi satisfazem todas as exigências de tenacidade, resistência e flexibilidade, necessárias ao longo de todo o ciclo da cultura e nas condições ambientais mais extremas. No final do ciclo da cultura, os fios e clipes foram recolhidos juntamente com os resíduos vegetais e tratados numa unidade de compostagem industrial – SACh (Servicios Ambientales Las Chozas – uma empresa com experiência na gestão e tratamento de resíduos agrícolas em instalações de compostagem), gerando um composto final de elevada qualidade.

Os novos dispositivos compostáveis, que têm uma pegada de carbono certificada pela ISO 14067:2018, contribuíram, assim, para simplificar e tornar mais eficiente a gestão dos resíduos vegetais, permitindo a sua compostagem sem necessidade de separação prévia dos materiais plásticos e evitando a consequente acumulação acidental de plásticos convencionais no solo.

“Na Bayer CropScience, uma empresa empenhada na inovação na agricultura, procurámos alternativas aos plásticos convencionais utilizados nos nossos campos experimentais. O objetivo era encontrar soluções inovadoras que apoiassem uma gestão mais sustentável do fim de vida dos resíduos das culturas agrícolas. Encontrámos a resposta nos dispositivos biodegradáveis e compostáveis Mater-Bi da Novamont, que foram testados em diferentes culturas ao longo de um ano, em mais de 80 hectares, com óptimos resultados”, afirmou Alejandro Caravaca, Diretor EMEA Veg R&D Sustainability and Outreach da Bayer CropScience.

“O Mater-Bi, resultado de mais de 30 anos de investigação e inovação da Novamont, é um produto que está em constante evolução para uma maior sustentabilidade e circularidade, para uma utilização cada vez mais eficiente dos recursos renováveis, graças a uma cadeia de abastecimento totalmente europeia e cada vez mais integrada. Estamos muito orgulhosos pelo facto de uma empresa líder como a Bayer CropScience, considerar as nossas soluções para a agricultura uma alternativa viável e de fácil aplicação. E, ainda, pelo facto de poderem ajudar os agricultores a melhorar a sustentabilidade dos seus ciclos de produção, contribuindo para a melhoria da qualidade do solo”, afirmou Marco Pecchiari, Diretor de Ecologia de Produto e Comunicação Ambiental da Novamont.

FICHA TÉCNICA

O estudo teve a duração de um ano e foi realizado nas estufas dos campos experimentais da Bayer CropScience em El Ejido, na região espanhola de Almería. Testaram-se fios e clipes produzidos com Mater-Bi, utilizados na fixação e tutoragem das culturas de tomate, pepino, pimento e melão nas duas épocas de plantação (primavera/verão e outono-inverno). Os dispositivos em Mater-Bi satisfizeram todos os requisitos necessários em termos de resistência, robustez e flexibilidade ao longo de todo o ciclo e sob as condições ambientais mais extremas. Os fios revelaram-se fáceis de manusear, cortar e atar, enquanto os clipes, fáceis de instalar e fechar – mesmo com luvas – facilitaram muito o trabalho de tutoragem.

No final do ciclo da cultura, os dispositivos foram recolhidos juntamente com os resíduos vegetais e tratados na unidade de compostagem da SACh (Servicios Ambientales Las Chozas – uma empresa com mais de dez anos de experiência na gestão e tratamento de resíduos agrícolas com instalações de compostagem com mais de 50.000 m2) em El Ejido, gerando um composto final de alta qualidade.

Com uma pegada de carbono certificada pela norma ISO 14067:2018, os dispositivos em Mater-Bi para a agricultura, utilizados no ensaio com a Bayer CropScience, foram fabricados pela SICOR (Sociedade Industrial de Cordoaria S.A.), uma empresa multinacional especializada na produção de fios e redes (1.300.000 metros lineares de fio de 400m/kg em Mater-Bi) e pela ARaymond, uma empresa multinacional que, na sua divisão de Agricultura, concebe e fabrica soluções de fixação de plástico e materiais compostáveis (180.000 clipes em Mater-Bi com um diâmetro de 26 mm).

Veja mais sobre o estudo:

Translate »