Junho 22, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

EL PINAR amplia sua área de viveiro para atender à maior procura das suas variedades

No processo de multiplicação de plantas em viveiros, EL PINAR confirma a sua estratégia de crescimento, com aumento de 12% na superfície do viveiro.

EL PINAR, viveiro de referência em todo o arco mediterrânico, encontra-se neste momento em plena fase de multiplicação de plantas, numa campanha onde esperam aumentar em mais de 15% o volume comercializado no ano anterior (mais de 250 milhões de plantas).

Esta expansão veio ao encontro do aumento também da área de cultivo em viveiro (+12%), nas duas zonas de produção, Espanha e Roménia, às quais a Polónia aderiu nesta campanha, o que lhes dá, nas palavras de Anxo Castro Pérez, Diretor de Produção da EL PINAR, “não só um maior volume de instalações, mas também uma grande diversidade de origens e, portanto, flexibilidade e minimização de riscos no atendimento às demandas dos clientes”.

Este aumento, tanto na área de superfície como no volume de plantas de Primavera, Victory, Inspire e Renewal, todos provenientes dos programas de investigação de Plant Sciences e Berry Genetics, com os quais trabalham em estreita colaboração há mais de 20 anos, confirma a estratégia do crescimento de EL PINAR no mapa varietal de morangos na Europa, conquistando quotas de mercado cada vez maiores, tanto para plantas em vasos como para raízes nuas. “A Vitória continua a ser a variedade estrela do viveiro, com mais de 60% da área total plantada. Aumentámos também a área de Primavera e Renovação, devido a uma maior procura por variedades precoces como também, do Inspire, onde a combinação entre raiz nua e plantas em vasos ganha mais importância”, destaca Anxo Castro.

Rusticidade, um valor chave

Este sucesso varietal deriva da elevada rusticidade do material que encontramos no seu programa varietal, bem como da fitossanidade. “As alterações climáticas estão a estabelecer-nos um novo guia no cultivo, tanto nos viveiros como nas áreas de produção de fruta, por isso hoje a rusticidade e a adaptação a estas condições de mudança são as características mais valorizadas pelos nossos clientes, além de oferecer aos clientes uma planta limpa de um do ponto de vista da saúde”, argumenta o Diretor de Produção.

Desinfecção do solo e monitoramento de culturas

Além das técnicas habituais de desinfecção do solo como a utilização de Metam Sodium, rotação de culturas e pousio, a EL PINAR tem vindo a desenvolver testes com biosolarização para conseguir uma desinfecção eficaz sem utilizar produtos sintéticos, com o objetivo de se adaptar à regulamentação europeia.

E num contexto de alterações climáticas, está também a implementar tecnologias de monitorização da cultura, de forma a torná-la mais eficaz e eficiente, favorecendo a poupança de água, além da correta aplicação de insumos. “Através de sensores em diferentes alturas do solo, podemos saber o estado hídrico da planta, e assim aplicar tanto a irrigação quanto aos “inputs” onde está localizado o sistema radicular, quando for necessário e quando serão assimilados de forma mais eficiente”, afirmam.

Explicam, acrescentando que este acompanhamento da colheita, iniciado no ano passado, dá-lhes também a possibilidade de tomar decisões e reagir rapidamente a qualquer circunstância adversa.

Gestão logística eficiente

Consciente da importância para o cliente de atender a demanda das suas plantas, não só em volume, mas dentro dos prazos estabelecidos, a EL PINAR iniciou na última temporada um programa logístico de sucesso, que lhe permitiu abastecer mais de 8 milhões de plantas por dia. “Os resultados foram realmente satisfatórios e vamos continuar a desenvolver melhorias nesse sentido, além de investimentos para alcançar maior automatização de processos e capacidade de refrigeração, encurtando assim o tempo que decorre desde o início, manipulação e armazenamento da planta em câmaras pronta para a expedição”, explica Anxo Castro Pérez, Diretor de Produção do EL PINAR.

Sobre a El Pinar

A EL PINAR é uma empresa familiar que se dedica, há mais de 40 anos, à produção de plantas e frutos no setor dos frutos silvestres, com campos de produção em Espanha, Portugal e Roménia. Possui uma rede de distribuição de plantas para agricultores de todo o mundo e um fornecimento de frutas excepcionais para clientes em toda a Europa.

Possuem uma ampla gama de variedades, short day, everbearer e June bearer, de diversos programas de melhoramento de variedades entre os quais se destacam os da Plant Sciences Inc. e Berry Genetics Inc. cujo a EL PINAR é licenciada há mais de 20 anos.

Translate »