Qualidade e sustentabilidade, chaves para o futuro do setor do olival e do azeite
Após a celebração do Congresso Mundial do Azeite em Madrid, a organização lança as conclusões derivadas das apresentações e mesas redondas que aí decorreram.
O Olive Oil World Congress (OOWC) terminou a sua primeira edição na semana passada com um notável sucesso de participação. Durante três dias intensos, mais de 300 inscritos de 25 nacionalidades reuniram-se em Madrid, reafirmando a cidade como a capital do azeite de oliva. Toda a informação do OOWC pode ser consultada aqui.
Assim, profissionais e especialistas de diversas áreas do setor olivícola destacaram as diferentes soluções, chaves e estratégias que o setor tem para o futuro, tanto em termos comerciais como em avanços tecnológicos e científicos. Todas as soluções possíveis para os desafios e oportunidades que o sector do olival e do azeite de oliva têm sido reunidas num documento que inclui as principais conclusões dos blocos realizados durante o congresso. O documento para acesso às conclusões pode ser descarregado aqui.
Segundo Ramzi Belkhodja, presidente do Comité Científico e coordenador de Produção, Sanidade e Melhoramento Vegetal do CIHEAM Zaragoza, as discussões e apresentações realizadas durante este importante evento “destacaram a necessidade de colaboração contínua e troca de conhecimentos para superar os desafios e aproveitar as oportunidades que nos são apresentadas. “Devemos continuar a investir em investigação e desenvolvimento, adotar novas tecnologias e manter o foco na sustentabilidade e na qualidade.”
A OOWC inicia uma nova etapa inter-congressos em que a plataforma irá desenvolver iniciativas em países consumidores e produtores com o objetivo de trocar conhecimentos sobre o sector do olival e do azeite a nível internacional. Assim, durante os próximos meses o OOWC irá realizar inúmeras reuniões e conferências com o objetivo de alargar a comunidade de operadores que se reuniu em Madrid. Desta forma, os organizadores do congresso pretendem continuar a trocar experiências que ajudem a melhorar e a resolver os desafios do sector do olival e do azeite de oliva.
Vários países já demonstraram interesse na próxima edição do OOWC em 2026, pelo que a organização irá analisar as diferentes possibilidades em consenso para continuar a valorizar o azeite e transmitir os seus benefícios à sociedade.
Sob o lema ‘Prove, desfrute, é azeite’, o OOWC conta para a sua organização com a colaboração do AgroBank, MSC, CIA-Agricoltori Italiani, John Deere, do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação através da sua estratégia #alimentosdEspaña, o Interprofissional do Azeite Espanhol, a Junta de Andalucía através da sua marca ‘Gusto del Sur‘, Filiera Oleicola Olearia Italiana e ‘Campo y Alma‘, marca de garantia de qualidade alimentar de Castilla-La Mancha, como patrocinadores Platinum; Grupo Interóleo, Büttner, Yara International, GEA, OLEOMAQ-Oleotec, AGQ Labs e Balam Agriculture como patrocinadores Ouro; a empresa Kubota, Hispatec, Asoliva, Todolivo e SGS como patrocinadores Silver; Agrocolor como outros patrocinadores. Agrotec, Voz do Campo, Puglia Live, Grupo Joly e Oleo são os Media Partners da OOWC.