Março 4, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

As empresas finalistas e as mais inovadoras no setor agrícola e da maçã

5 min read

Prémio Interpoma Startup, nomeados os finalistas

Espaço para a inovação de qualidade na Interpoma Connects – Digital Days for the Apple Economy, o encontro digital dedicado à maçã organizado pelo Bolzano/Bozen Exhibition Center nos dias 19 e 20 de Novembro de 2020.

Entre as iniciativas que terão lugar durante os dois dias está o Prémio Interpoma Startup, dedicado às empresas mais inovadoras no setor agrícola e da maçã e que culminará com a cerimónia de entrega de prémios online, na qual participarão as 13 empresas selecionadas como finalistas.

Inovação, tecnologia, digitalização: estas são as palavras-chave do novo formato digital de Bolzano/Bozen Exhibition Center dedicado ao setor da maçã, Interpoma Connects – Dias Digitais para a Economia da Maçã, agendados para os dias 19 e 20 de Novembro. Para além do Congresso Interpoma e do Interpoma Business Match, a outra iniciativa do programa de dois dias verá como protagonistas as realidades mais inovadoras do panorama agrícola internacional, o Prémio Interpoma Startup.

Nos últimos meses, muitas startups responderam ao apelo de Bolzano/Bozen Exhibition Center e WhatAVenture para participarem no espaço virtual dedicado à inovação de alta qualidade no setor agrícola e da maçã, o que permitirá aos profissionais e líderes de opinião conhecer as últimas novidades do setor e estabelecer novas relações comerciais. Existem 13 realidades que ganharam a oportunidade de estar virtualmente presentes e que irão competir pelo Prémio Interpoma Startup, o prémio para a melhor startup.

A 20 de Novembro, das 16:00 às 18:00, os 13 startups selecionados apresentar-se-ão online perante o júri de especialistas: terão dois minutos para o lançamento e três minutos de perguntas e respostas com o júri. Depois disso, o júri de peritos avaliará e nomeará o vencedor, que terá direito a um stand gratuito na Interpoma 2021, de 4 a 6 de Novembro.

Aqui estão os 13 finalistas:

XFARM
xFarm é uma start-up italiana que visa a digitalização da agricultura, fornecendo ferramentas inovadoras que podem apoiar os produtores e profissionais da cadeia de abastecimento na gestão de empresas. Os seus pontos fortes são a facilidade de utilização, a intuitividade e a perfeita adaptabilidade às realidades agrícolas. O ecossistema digital inclui uma aplicação, um painel de análise e uma linha de sensores IoT.

AGRANIMO
Agranimo (Alemanha) produz sensores de microclima em tempo real sem fios e fornece uma plataforma de análise e visualização de dados para aumentar a produtividade agrícola e a adaptação climática na cadeia de abastecimento agro-alimentar.

AGROROBOTICA
AGROROBOTICA (Itália) concebeu o SpyFly, um sistema de monitorização robotizado que ajuda o agricultor a monitorizar as suas culturas em tempo real, reduzindo a sua presença no campo. Cada armadilha SpyFly é alimentada independentemente por painéis solares e, para além de atrair, capturar e reconhecer pragas, é capaz de recolher uma série de dados atmosféricos que, uma vez correlacionados com os fenómenos de ataque registados, podem criar modelos comportamentais e preditivos.

ODIS
ODIS é uma jovem start-up do Tirol do Sul (Itália) que desenvolve e comercializa soluções inovadoras para irrigação e agricultura. Oferece sensores e dispositivos alimentados por bateria que permitem o controlo e monitorização à distância a partir do smartphone. A sua solução é útil para optimizar a irrigação e assegurar resultados ótimos à distância, poupando tempo e preocupação aos agricultores.

AGRO SUL
SOUTH AGRO é uma empresa italiana que produz biostimulantes obtidos a partir de extratos de algas marinhas para melhorar a qualidade e quantidade das culturas graças a um aumento da resistência das plantas ao stress climático.

BRIOAGRO
BrioAgro (Espanha) é uma ferramenta feita à medida para agricultores. Através de um sistema de monitorização de 24 horas, o agricultor recebe informação em tempo real sobre as principais variáveis em que pode intervir para melhorar as suas culturas e integrar com os sistemas de irrigação agrícola.

AGRIN
Agrin (Itália) é um grupo multidisciplinar de profissionais (agrónomos, biólogos, engenheiros e químicos) cuja paixão é encontrar soluções para maximizar a sustentabilidade económica, ambiental e social da agricultura, indústria e agro-indústria. Numerosos estudos demonstraram que uma das principais fontes de poluição das águas superficiais e subterrâneas é a lavagem inadequada de pulverizadores e tratores. O sistema por eles desenvolvido pode resolver este problema de uma forma sustentável.

PIXOFARM
Pixofarm é uma aplicação móvel austríaca que, ao tirar fotografias de várias maçãs, permite obter informações em tempo real sobre o estado da fruta e fazer previsões sobre os resultados finais, tendo um controlo contínuo.

SENÓRIOS
Senorics é um spin-off de alta tecnologia da Universidade de Tecnologia de Dresden (Alemanha). Especializados na concepção e fabrico de soluções de sensores ópticos espectroscópicos para aplicações em massa, também aplicaram esta tecnologia na agricultura, especificamente para permitir aos produtores e distribuidores de maçãs determinar a janela de colheita ideal e o amadurecimento ideal das suas maçãs.

TRAPVIEW
Trapview é uma plataforma de monitorização e previsão de pragas de insetos, desenvolvida pela empresa eslovena Efos. As armadilhas electrónicas automatizadas permitem a monitorização eficiente de pragas de insetos e são quase isentas de manutenção.

BIOLOGIK-SYSTEMS
BioLogik-Systems (Itália) desenvolveu e patenteou uma tecnologia que respeita o princípio da economia circular e permite reciclar nutrientes sob a forma de composto e produzir energia térmica sem qualquer combustão. A tecnologia é uma solução de fácil utilização, económica e ecológica. O arranque é um dos pioneiros dos sistemas de recuperação de calor do composto, criando uma solução chave na mão ideal para o cultivo de fruta, uvas e azeitonas.

SEMIOS
Semios (Canadá) é uma plataforma de gestão de culturas de serviço completo. Fornece dados de culturas em tempo real e ferramentas de gestão de pragas e ajuda os agricultores a gerir pragas, doenças, geadas e irrigação. A poderosa rede sem fios de sensores in-canopy, distribuidores de feromonas de velocidade variável e armadilhas fotográficas com contagem automática de pragas fornece aos agricultores as ferramentas para prever e responder às condições de saúde dos insetos, doenças e árvores em tempo real.

TECNOLOGIAS DE AGRICULTURA FRESCA
Fresh Agriculture Technologies (Sérvia) desenvolveu o primeiro consultor de agronomia digital de inteligência artificial MapMyApple. MapMyApple ajuda os pequenos e médios produtores de maçãs a preverem as pragas e doenças a tempo (7 dias de antecedência) e a pouparem dinheiro optimizando o número de atividades de pulverização. MapMyApple está disponível no mercado através do Google Play e da loja Apple.

Para mais informações: www.fierabolzano.it/en/interpoma/event/interpoma-future-hub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Translate »