Março 8, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Em Espanha, a ESAO vai lançar um Guia dos Melhores AOVEs do Mundo

3 min read

O guia que irá ser lançado pela ESAO – Escuela Superior del Aceite de Oliva, em Espanha irá incluir os azeites virgens extra (AOVEs) que tenham vencido os três concursos que a entidade considera mais importantes: o Concurso Internacional Mario Solinas do Conselho Oleícola Internacional, os prémios Alimentação de Espanha, do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentos do Governo da Espanha e os Vencedores dos Prémios ESAO, os Prémios Oficiais da ESAO.

O guia está em espanhol / inglês e contará com a colaboração de especialistas do setor oleícola, como chefs especializados em azeite virgem extra, bem como com a participação do Comité de Agricultura Ecológica da Comunidade Valenciana (CAECV), a empresa de máquinas para olivicultura ABorrell, que patrocina o guia, entre outros.

“Principalmente na conjuntura económica atual, o guia ajudará as cooperativas e empresários ligados ao azeite virgem extra de qualidade, pois ajudá-los-á a divulgar os seus produtos e, em última instância, aumentar as suas vendas”, destaca Marta González, Diretora Executiva da ESAO. Além disso, destaca que o Guia “é uma ferramenta que distribuidores e comerciantes de todo o mundo têm exigido de nós, especialmente os nossos ex-alunos internacionais que são, em grande parte, comerciantes.

“O azeite virgem é sem dúvida um alimento funcional, cheio de características, aromas e sabores com potencial gastronómico com poucos antecedentes e claro que tem pouca gordura. No entanto, é a grande incógnita da maioria da população, embora a sua utilização deva ser uma questão de saúde pública. Da ESAO queremos ajudar a fazer com que o azeite virgem extra faça parte de todos os lares e dietas do mundo”, acrescenta Susana Romera, Diretora Técnica da ESAO.

A participação nos prémios ESAO para cooperativas, lagares e embaladoras ainda é possível até o próximo dia 1 de março. Estes prémios incluem várias categorias, que serão refletidas no Guia ESAO:

• 3 melhores AOVEs internacionais para produtor / cooperativa
• 1 AOVE de melhor embalador / comercializador Internacional
•  melhores AOVEs por países produtores:

  • 3 AOVEs de melhor produtor
  • 3 melhores AOVEs cooperativa

• Melhores AOVEs por Comunidades Autónomas (Espanha):

  • 3 AOVEs de melhor produtor + 5 finalistas (* 10 finalistas na Andaluzia)
  • 3 melhores AOVEs cooperativos + 5 finalistas (* 10 finalistas na Andaluzia)

• Prémio de Inovação ao produtor, cooperativa ou embalador, nacional ou internacional, que apresentar um produto ou serviço inovador que ajude a promover o setor.
• 3 Prémios de Variedade Local para o Melhor Azeite Virgem Extra de uma Variedade Local, Nativa ou de Interesse Especial.
• 3 Melhores AOVEs orgânicos da Comunidade Valenciana (+ 5 finalistas)

Para o presidente do Comité de Agricultura Ecológica da Comunidade Valenciana (CAECV), José Antonio Rico, “iniciativas deste tipo ajudam, sem dúvida, à promoção e posicionamento dos Azeites ecológicos valencianos”. Além disso, continuou o presidente da entidade certificadora, “guias que reúnem os melhores azeites do mundo difundam e divulgam, no nosso caso, o caráter ecológico do azeite para a sociedade em geral”.

» Mais informações sobre o Guia ESAO clique aqui.

Translate »