Abril 25, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Vacas leiteiras sem acesso a pasto externo podem ter prejudicado o bem-estar emocional

No ano passado, vimos os danos psicológicos que o bloqueio pode causar no bem-estar humano. Uma nova pesquisa liderada pela Queen’s University Belfast descobriu que o “bloqueio do gado” também pode prejudicar o bem-estar emocional das vacas leiteiras. A pesquisa foi publicada na revista Nature Scientific Reports.

〈 20/03/21 〉

Em humanos, o humor negativo está ligado a julgamentos pessimistas sobre estímulos ambíguos, por exemplo, quem sofre de depressão e ansiedade tende a esperar menos resultados positivos na vida. Em contraste, emoções e estados de espírito felizes estão ligados a julgamentos mais otimistas.

Este estudo é o primeiro do tipo a investigar se as vacas leiteiras também têm esse viés de julgamento e se julgamentos otimistas podem ser usados ​​como um indicador de bem-estar psicológico, que é importante para o bem-estar animal.

Dr. Gareth Arnott, professor sénior de comportamento e bem-estar animal na Queen’s University e o principal investigador da pesquisa, explica: “Cientistas de bem-estar animal e consumidores de leite há muito se preocupam com o fato de que privar o gado leiteiro do acesso ao pasto prejudica o seu bem-estar. O acesso ao pasto pode promover o comportamento natural, melhorar a saúde das vacas, e as vacas, se tiverem escolha, passam a maior parte do tempo ao ar livre. No entanto, os efeitos do acesso à pastagem no bem-estar psicológico das vacas leiteiras têm sido mal compreendidos – isso é o que nosso estudo de viés de julgamento pretendia medir. ”

Para conduzir o seu estudo, os investigadores, como parte de uma colaboração com o Agri-Food and Biosciences Institute, deram a 29 vacas leiteiras Holstein-Friesian 18 dias de acesso à pastagem durante a noite (o que estudos anteriores sugerem que melhora o bem-estar) e 18 dias em ambientes internos em tempo integral habitação (que estudos anteriores sugerem que prejudica o bem-estar).

Cada vaca foi então treinada para se aproximar de um local de balde premiado com comida, mas não para se aproximar de outro local de balde sem recompensa. Depois de aprender essa tarefa, para testar o viés de julgamento, os investigadores apresentaram vacas com baldes entre os locais treinados. Aproximar-se desses baldes intermediários refletiria uma expectativa de recompensa sob ambiguidade – um viés de julgamento “otimista”, sugerindo estados emocionais positivos. Os investigadores descobriram que as vacas mantidas dentro de casa em tempo integral eram mais rápidas para se aproximar do local conhecido do balde premiado.

Andrew Crump, um investigador de pós-doutorado da School of Biological Sciences at Queen’s e principal autor do artigo, disse: “O aumento da expectativa de recompensa sugere que um animal tem menos recompensas em sua vida, então os nossos resultados indicam que o pasto é um ambiente mais gratificante para vacas leiteiras, que podem induzir mais bem-estar emocional positivo do que alojamento em tempo integral.

“A Grã-Bretanha e a Irlanda têm resistido principalmente à tendência de abrigar vacas leiteiras em período integral. Esperamos que nossa pesquisa incentive os agricultores, varejistas, governo e consumidores que o acesso às pastagens é importante para o bem-estar das vacas e deve ser protegido. Em países onde a moradia em tempo integral é comum, esperamos que o nosso e outros estudos de bem-estar desafiem essa tendência. ”

O Instituto de Agri-Food and Biosciences (AFBI) Hillsborough sediou o estudo. Este trabalho foi financiado pelo Departamento de Economia da Irlanda do Norte, bem como um projeto que recebeu financiamento do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) no âmbito do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia.

Consulte o estudo completo em: https://www.nature.com/articles/s41598-021-84371-x.epdf?sharing_token=ee4-USoF7Ej2vbjpUgWZedRgN0jAjWel9jnR3ZoTv0OzsudMfFw7JDsOxcdZoTQZln_ioyJ1YQpN1qO6azdBjBHM0m102MyumLAYjnxNFrhKdel638ILxwvLZEcZo7Ex41Yb_wYuhf6qSsA6z3Aa9bFNkH_Sf8UxsiQueuGYUOI%3D

Translate »