Julho 31, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Secas e ondas de calor triplicaram na Europa, investigadores analisam impacto na agricultura

1 min read
〈 14/04/21 〉

O estudo, publicado na revista científica “Environmental Research Letters“, alerta que os efeitos das alterações climáticas nas colheitas podem levar a uma escassez de alimentos e a um aumento de preços.

Este estudo, desenvolvido por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT NOVA), a que se juntou um investigador do Instituto Potsdam de Pesquisas sobre o Impacto Climático (“Potsdam Institute for Climate Research”, na Alemanha) e da NASA (Estados Unidos), refere que perdas em colheitas relacionadas com episódios de calor intenso e secas triplicaram nos últimos 50 anos na Europa.

De acordo com o documento, que resultou de um ano e meio de investigação, as secas históricas e as ondas de calor reduziram os rendimentos dos cereais europeus em média em 9% e 7,3%, respetivamente. Nas outras colheitas não cerealíferas os rendimentos diminuíram 3,8, e 3,1% durante os mesmos períodos de secas e de ondas de calor.

As vagas de frio levaram a uma quebra de 1,3% nos rendimentos de cereais e de 2,6% de não cereais, enquanto os impactos das cheias foram marginais e pouco significativos.

Translate »