Junho 15, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Compradores de 17 países vão participar na FINE2021, Feira Internacional de Enoturismo, em Valladolid

4 min read
  • A Feira será realizada de forma presencial, nos dias 9 e 10 de junho, com a presença de 100 empresas de vinho, roteiros e hotéis de enoturismo.
  • Teste de antígeno obrigatório e gratuito para todos os participantes.
  • A embaixada de empresas e instituições portuguesas será ainda maior do que a do ano passado, apesar do impacto da pandemia, numa demonstração de resiliência que merece, a todos os títulos, ser acarinhada.

〈 31/05/21 〉

O enoturismo posiciona-se como uma vertente importante da actividade da indústria do vinho e contribui para criar valor através de três pilares complementares: a afirmação de uma oferta turística diferenciada, o reforço da geração de valor no sector da vinha e do vinho e o fortalecimento de um motor de desenvolvimento económico e de ordenamento do território. Visa estimular as exportações de vinho português, contribuindo para o aumento da competitividade das empresas nacionais no mercado global.

Nos próximos dias 9 e 10 de Junho terá lugar em Valladolid FINE, a Feira Internacional de Enoturismo, um evento para profissionais no qual participam mais de 75 compradores especializados no segmento de enoturismo, de 17 países da Europa, Ásia, Oceânia e Américas.

– Operadores turísticos e agências de viagens
– Gerentes de destino
– Guias turísticos
– Convention Bureaus e Organizadores Profissionais de Congressos
– Portais de vendas on-line
– Boutiques de vinho
– Motivadores de vendas

O compromisso internacional é um dos desafios da FINE.

FINE tem um alcance claramente global. Na área de exposições de FINE, as empresas de vinho, as estrelas do evento, serão acompanhadas por organizações regionais de promotores, permitindo os contactos com compradores internacionais e profissionais de turismo, previamente inscritos. Contará com duas áreas exclusivas para networking, “B2B FINE” e “Networking Restaurant”, “Be FINE” para partilha de conhecimento e “Wine Bar” para contactos espontâneos e informais.

O B2B FINE Meeting é um espaço exclusivo para expositores do sector ‘Wineries’, no qual compradores nacionais e internacionais organizam as suas reuniões de negócios. O espaço terá ainda uma área de restauração gourmet exclusiva, para encontros de forma mais descontraída e informal.
O cronograma de trabalho começará com pelo menos 2.000 reuniões.

Os principais interesses dos compradores referem-se à descoberta de novos circuitos, novas adegas e percursos, propostas e espaços para viagens de incentivo, experiências de luxo, viagens individuais à medida, para famílias, casais ou pequenos grupos.

A oferta da FINE é composta por mais de uma centena de adegas especializadas, territórios e alojamentos em Portugal, Espanha e Itália. Importantes empresas de vinhos de regiões como Lisboa, Dão, Bairrada, Beira Interior, Tejo, Douro, Alentejo e Vinhos Verdes, vão mostrar-se na diversidade dos seus programas de enoturismo.

A gama de opções apresentadas por vinícolas e destinos inclui referências ao património cultural, gastronomia, actividades em ambientes naturais e experiências únicas.

As rotas do vinho atraem cada vez mais turistas e de acordo com dados do décimo primeiro relatório da Acevin sobre a procura turística, o interesse em conhecer destinos vinícolas está na origem de 40 por cento das viagens. Descobrir a cultura do vinho, a gastronomia, a cultura e a natureza do meio ambiente são as motivações que levam, hoje em dia, os turistas a escolherem as rotas do vinho como destino de lazer.

A escolha de um ou outro roteiro, prossegue o relatório, baseia-se nas recomendações de amigos e familiares (40,8%), no interesse pelos vinhos da região (24,5%) e na atracção gerada a partir das plataformas digitais e redes sociais.

O Enoturismo vai fazer aumentar em mais de 50% as vendas à porta das quintas.

Para garantir a segurança sanitária, FINE realizará testes de antígenos e testes de PCR gratuitos a todos os participantes : expositores, compradores, funcionários de empresas colaboradoras, visitantes e jornalistas.

Também será obrigatório o uso de máscara tipo FFP2 e o cumprimento de medidas como limitação de capacidade, distância de segurança e identificação de participantes. FINE será realizada num pavilhão de 9.000 metros quadrados, com renovação total do ar a cada 30 minutos.

EXPERIÊNCIA DE 360 GRAUS
FINE #WineTourismExpo será o único evento internacional focado exclusivamente no enoturismo, uma jornada com uma série de actividades ligadas às principais regiões vitivinícolas e forte ênfase em networking e especialização.
FINE inclui no seu programa conferências, mesas redondas e workshops, nos quais especialistas de diferentes áreas irão explicar como aplicar soluções ao enoturismo para melhorar o seu desenvolvimento, desde a análise de dados ao conhecimento do mercado ou criatividade, para gerar novas experiências.

O especialista em pesquisa de mercado de turismo Juan Luis Nicolau, professor da Virginia Tech University, abrirá as jornadas técnicas na quarta-feira, 9 de Junho, com uma palestra sobre a importância de conhecer o comportamento dos turistas.

A aplicação de big data ao enoturismo será abordada por Cathy Huyghe, CEO da empresa Enolytics e pelo português Luís Brites, CEO da Clever Hospitality Analytics.

A sessão de quinta-feira, dia 10 de Junho, começará com a intervenção de Eduardo Gonzáles, cofundador e director criativo do restaurante Sublimotion Ibiza, que falará sobre o processo criativo de experiências inovadoras. As experiências da Itália, França e da rota do vinho de Jerez encerrarão estas conferências técnicas.

Dados de interesse:

Datas: 9 e 10 de Junho de 2021

Horário de funcionamento : 9h30 às 18h30

Acesso: somente profissionais

Local: Feira de Valladolid

www.fine-expo.com

Translate »