Portugal e Espanha juntos na promoção do consumo de abóbora
Cerca de 200 produtores portugueses e espanhóis e a empresa de sementes Sakata juntaram-se para lançar a Love Butternut, uma iniciativa de promoção da abóbora em Portugal e em Espanha.
Numa altura de pico na produção e a poucos dias do Halloween a Love Butternut é oficialmente lançada em Portugal e em Espanha através de uma estratégia de marketing conjunta que pretende mostrar a versatilidade gastronómica e os benefícios nutricionais deste alimento. A missão do Love Butternut, que conta com a participação dos principais produtores de abóbora em Portugal, é estimular o consumo que, hoje, é de apenas 0,85 quilos per capita.
Portugal é o terceiro maior produtor de abóbora da Europa, logo atrás de França e de Espanha (o primeiro). Na abóbora butternut (abóbora manteiga), o volume de produção anual atinge as 60 mil toneladas, 90% das quais destinadas à exportação.
O consumo per capita é o mesmo que em Espanha. Isto significa que estamos muito longe dos verdadeiros campeões no consumo de abóbora: a Argentina, onde cada habitante consome 9,5 quilos por ano e a Colômbia, com 7,6 quilos.
A primeira campanha tem como mote “Amas-me? Dá-me abóboras!” e pretende sublinhar as vantagens da abóbora para a saúde e bem-estar. Tradicionalmente mais usadas em cremes sopas e algumas sobremesas, a abóbora pode ser ingrediente de sumos ou mesmo produtos de beleza. O número de novos produtos à base de abóbora está a aumentar na Europa onde, desde 2016, se lançaram mais de 500 novas inovações.