Setembro 7, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Arrigoni, sustentabilidade na agricultura com um novo vídeo

O Grupo Arrigoni, líder no setor de agrotêxteis, dedica-se diariamente à investigação, criação e desenvolvimento de soluções agrícolas que contribuam para a proteção das culturas, economia de água e redução do uso de fitoquímicos, além de aumentar a sustentabilidade de seus produtos. Um novo vídeo fala sobre sustentabilidade ambiental combinada com melhores colheitas.

“Saúde verde”: essa é a filosofia do grupo. Líder europeu em aplicações têxteis técnicas para a agricultura com mais de 60 anos de história, Arrigoni aborda questões ambientais combinando sustentabilidade e empreendedorismo no DNA da empresa.

É justamente nesses dois temas que Arrigoni enfoca a nova campanha de comunicação, a partir de um vídeo institucional original que conta como a sua alta tecnologia sustentável aplicada à agricultura pode ser a chave para enfrentar os desafios ambientais do planeta: alimentar 9 bilhões de pessoas, preservando os solos da degradação e poluição e água da exploração intensiva, o cultivo de produtos saudáveis ​​em abundância, minimizando o uso de pesticidas, protegendo as plantações dos eventos climáticos mais extremos.

O vídeo apresenta ao público os conceitos que inspiram a missão de Arrigoni e usa a linguagem dos documentários sobre questões ambientais. O desafio é contribuir com soluções de agrotêxteis para o desenvolvimento de uma agricultura inovadora, respondendo aos problemas do presente e do futuro: combate às alterações climáticas, crescimento populacional, redução de resíduos e reciclagem.

O vídeo conta a história da resposta de Arrigoni com uma viagem pelos projetos e produtos do grupo, a sua utilização por muitos clientes na Itália e na Europa, o compromisso e a responsabilidade de uma empresa líder em manter e melhorar as condições de saúde do nosso planeta. O vídeo pode ser visto → aqui ←

“A sustentabilidade dos nossos agro-têxteis é uma das nossas prioridades: aliás, encontramos uma espécie de aliança entre os agro-têxteis e a natureza, capaz de promover uma maior harmonia na agricultura. Com o nosso trabalho, queremos mudar a forma como os alimentos são produzidos e consumidos,” afirma Paolo Arrigoni, CEO da empresa. “Para as culturas harmonia significa crescer e desenvolver-se num ambiente favorável. Isto pode ser conseguido graças à nossa “ Casa das redes ”, ecrãs inovadores que permitem às plantas “ dialogar ” e relacionar-se com o território, absorvendo assim a força da natureza – o ar , água, sol – ao mesmo tempo que se beneficia da proteção contra eventos climáticos externos e ataques de insetos”.

É graças a esta abordagem que a empresa criou os seus produtos, as soluções “Green Healthcare“, que são comercializados em 72 países em todo o mundo. Ciência a serviço da sustentabilidade ambiental na agricultura, para ter uma alimentação saudável e de qualidade e para cada vez mais pessoas. “A agricultura inovadora é o compromisso, a responsabilidade com as gerações futuras de manter e melhorar as condições ambientais do planeta”, explica Paolo Arrigoni, CEO da empresa.

O que significa agricultura inovadora para Arrigoni?

Redução do uso de produtos fitofarmacêuticos

A Arrigoni responde aos desafios da fitopatologia por meio dos seus agrotêxteis, em primeiro lugar Biorete® Air Plus, a linha de mosquiteiros altamente respiráveis que reduzem a necessidade de uso de produtos fitossanitários.

Economia de água

Prisma® e Robuxta® são telas refletoras de calor que garantem a correta irradiação, aumentam a porcentagem de luz difusa e mantêm a temperatura ideal, reduzindo assim a necessidade de irrigação das plantas em até 30%.

Produtividade aumentada

Ao proteger a planta das diversas ameaças ambientais (climáticas e fitopatológicas), os agrotêxteis permitem que a planta cresça mais e de forma mais saudável, com o consequente aumento da produtividade das culturas. Não só isso: graças ao efeito termo-reflexivo de alguns produtos, como o Prisma, que reduz a temperatura dentro das estufas, o bem-estar dos trabalhadores também é preservado.

Reduzindo o impacto da cultura no meio ambiente

O Grupo desenvolveu soluções que limitam a deriva química de resíduos de pulverização de produtos fitofarmacêuticos. Os tecidos Anti-deriva Gray® e Anti-deriva Gray Pro® evitam a contaminação de campos contíguos. Não só isso: os agrotêxteis Arrigoni visam aumentar a sustentabilidade, com uma duração média de 10 anos. Isso oferece economia ao agricultor e permite o aproveitamento de uma quantidade menor de matéria-prima, o polietileno, que é adquirido pelos melhores produtores europeus de pellets virgens: o mono-material também promove uma melhor reciclagem no final da vida do produto.

Reduza a pegada de carbono

Foi demonstrado (*) que o uso de um agrotêxtil Arrigoni no campo ao longo de seu ciclo de vida médio de 10 anos não só compensa, mas supera o impacto da pegada de carbono devido à sua produção. Isso se deve ao impacto positivo em termos de remoção de CO2 causado pela produção de plantas sob a cobertura têxtil. Por fim, um compromisso adicional com o meio ambiente: 30% da energia útil ao processo produtivo das unidades produtivas da Arrigoni é proveniente de fontes renováveis.

Para os agrotêxteis Arrigoni, as ccolheitas podem, portanto, crescer em qualquer lugar em condições ideais, produzindo mais frutas, carregadas com todos os nutrientes essenciais e, assim, contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: acabar com a fome, garantir a segurança alimentar e melhorar a nutrição, promover uma agricultura sustentável e contribuir à estratégia Farm to Fork da União Europeia, o cerne do “Acordo Verde” para a Europa.

• Para mais informações: http://www.arrigoni.it.

Translate »