Janeiro 29, 2022

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Escolas portuguesas participam em projeto Europeu para divulgar os benefícios da PAC

3 min read

Estudantes e professores de 7 escolas em Portugal, principalmente da região Norte, participam no FunCAP, um projeto europeu de divulgação dos benefícios da Política Agrícola Comum (PAC) entre os jovens da Euroregião Galiza-Norte de Portugal.

As escolas portuguesas participantes são:

  • Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses, de Rosém;
  • Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, de Santo Tirso;
  • Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima;
  • Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes, de Molares Celorico de Basto;
  • Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos;
  • Escola Profissional do Alto Douro, de São João da Pesqueira, em Viseu;
  • ETAP – Escola Profissional, de Viana do Castelo.

No total, mais de 400 estudantes de 14 escolas da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal vão participar nos próximos meses no FunCAP, um projeto coordenado pela Fundação Juana de Vega, em Espanha, e financiado pelo programa da União Europeia (UE) Medidas de Informação no Domínio da Política Agrícola Comum (IMCAP).

Neste sentido, a partir de Março de 2022, estudantes e professores de 7 centros de formação portugueses e 7 galegos participarão na dinâmica didática do jogo concebida pelo projeto FunCAP e contribuirão para a reflexão conjunta para a conceção de propostas construtivas para o novo período de programação da PAC que será aplicada a partir de 2023.

As escolas na Galiza que irão participar no FunCAP são:

  • EFA Fonteboa-. Feiranova s/n 15147 Coristanco (A Coruña)
  • IES Arzúa- Rúa do Castro s/n, 15810 Arzúa (A Coruña)
  • Agroforestry Training and Experimentation Centre of Sergude. Lugar de Quián, 15881 Sergude – Boqueixón (A Coruña)
  • Centro de formación e experimentación agroforestal de Becerreá. Pena do Pico, 27695 Becerreá (Lugo)
  • Centro de formación e experimentación agroforestal de Lourizán. Rúa Igrexa, 19, 36153 Lourizán (Pontevedra)
  • IES de Ortigueira. Avenida da constitución s/n, 15330 Ortigueira (A Coruña)
  • IES Arcebispo Xelmírez II. Rúa Irmandiños 15, 15704 Santiago de Compostela (A Coruña)

Primeira reunião com o pessoal docente para planear a implementação do projeto

Na passada quinta-feira, dia 16 de dezembro, representantes da Fundação Juana de Vega e professores das escolas participantes realizaram a primeira reunião, em formato online, para planear a implementação do projeto nas escolas ao longo de 2022.

Tarefas a realizar

Como parte do projeto FunCAP, a empresa galega Brazolinda desenvolverá um jogo de tabuleiro que será testado durante a primeira metade de 2022 em 14 escolas da Galiza e Portugal para explicar de forma divertida os principais benefícios da PAC, do Pacto Verde Europeu e da Estratégia da Quinta à Mesa.

Além disso, o projeto divulgará conteúdos sobre redes sociais para refutar “notícias falsas”, ou conceções e informações erradas sobre os objetivos da PAC, um eixo estratégico na construção da União Europeia, garantindo o acesso da população europeia a alimentos saudáveis, seguros e acessíveis.

FunCAP também planeia organizar 2 webinares com peritos da PAC, bem como um seminário final com mais de 100 participantes.

Um conselho consultivo com uma ampla representação do setor primário

O projeto FunCAP tem também um Comité Consultivo composto por uma ampla representação do setor agro-pecuário da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

Assim, a representção da Fundação Juana de Vega é composta por José Manuel Andrade Calvo e Alfonso Ribas Álvarez; como especialistas na PAC tem os professores universitários Edelmiro López e Artur Cristovão; em representação dos produtores, Javier Iglesias e Armando Fontainhas. Além disso, o Comité Consultivo incluirá também Manuel López Luaces, em representação da Agência Galega de Qualidade Alimentar, Rosario Couto López, em representação do Departamento de Educação da Xunta de Galicia, e Luis García e Rui Ribeiro, em representação das escolas participantes.

Mais informações sobre o projeto FunCAP:

Translate »