Julho 2, 2022

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Projeto TransFarmers: intercâmbio de boas práticas na exploração do amendoal

2 min read

O Food4Sustainability, laboratório colaborativo na área da sustentabilidade agrícola, e a AlVelAl, associação espanhola de paisagem regenerativa, aliaram-se para criar o projeto ERASMUS+ Transforming Farmers’ communities.

O TransFarmers promove o intercâmbio de boas práticas na exploração do amendoal para agricultores e demais interessados. Para tal, serão dinamizadas visitas entre Portugal e Espanha, nomeadamente, Idanha-a-Nova e Almería – regiões de referência na produção de amêndoa.

O TransFarmers concentra-se em explorações agrícolas intensivas de amêndoa, devido às elevadas implicações na paisagem, potencial económico e aplicação extensiva de intervenções bem-sucedidas para preservar o património local de um membro do consórcio: a Fundação Aland. O TransFarmers concentra-se na criação de métodos de requalificação para a educação de adultos e na promoção de uma experiência ERASMUS+ entre todos os cidadãos e gerações.

De entre as várias atividades previstas no âmbito do TransFarmers, destaca-se o desenvolvimento de dois estudos para avaliar os obstáculos enfrentados pelos agricultores e comunidades rurais com a alteração dos modos de cultivo de amendoal e identificação das melhores práticas de sucesso – investir em práticas regenerativas no amendoal pode aumentar o valor dos serviços ecossistémicos em 17-28% em apenas um ano. Este projeto visa a organização de dois workshops para criar uma rede de produtores de amendoal e promover sinergias entre todos os interessados (agricultores, empresas, unidades de investigação, municípios) de forma a formar e desenvolver uma “escola da amêndoa”.

Para mais informações, pode consultar → aqui.

Translate »