Setembro 30, 2022

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Inovação no acompanhamento individual de suínos

3 min read

Aplicação inovadora que possibilita o acompanhamento individual de suínos desde o nascimento até ao processamento

A Cloudfarms coopera com a SUISAG para lançar uma aplicação inovadora que possibilita o acompanhamento individual de suínos desde o nascimento até ao processamento


• “Pig Passport” (Passaporte suíno) para o registo fácil e fiável de animais individuais diretamente no estábulo
• Acompanhamento e classificação dos animais ao longo da cadeia de abastecimento
• Melhorar a gestão operacional, os cuidados individuais com os animais, a segurança alimentar e a transparência para os consumidores


Juntamente com a SUISAG, a parceira de serviços para os produtores de suínos na Suíça e clientes internacionais de genética, a Cloudfarms introduz uma aplicação inovadora do seu sistema de gestão da produção existente para os produtores de suínos. O “Pig Passport” permite às explorações de reprodução, explorações de produção e processadores registar e analisar os dados de produção de cada suíno, desde o nascimento até ao processamento. Os dados de produção registados contêm informações tais como a linhagem genética do suíno, o consumo de rações, ou informações de saúde. Um brinco eletrónico ligado à aplicação móvel da Cloudfarms permite uma introdução de dados rápida, fiável e fácil de cada suíno diretamente no estábulo. Os dados individuais dos animais são disponibilizados em relatórios em tempo real através da aplicação web da Cloudfarms.

Em cooperação com a SUISAG, os primeiros produtores de suínos da Suíça e da Alemanha começaram a testar a aplicação inovadora de software nas suas operações diárias. Assim, a aplicação móvel Cloudfarms está integrada no SuisDataManager, a solução de relatórios existente da SUISAG, que é amplamente utilizada pelos produtores de suínos na Suíça. Como parte da fase de teste, a aplicação de software será ainda mais personalizada para as necessidades específicas dos produtores de suínos. Num próximo passo, a SUISAG disponibilizará a aplicação móvel Cloudfarms em conjunto com o SuisDataManager a todos os produtores de suínos interessados na Suíça e na Alemanha.

“Até agora, o acompanhamento individual só é comum em explorações especializadas em reprodução, enquanto nas explorações de produção, os suínos são tipicamente geridos como grupos e não como indivíduos. Agora, cada animal recebe um “passaporte” digital, que pode ser utilizado em toda a cadeia de abastecimento”, afirma o Diretor Geral da Cloudfarms, Jens Toppenberg. “Por permitir mais acompanhamento, transparência e precisão, a gestão individual dos suínos é a base para enfrentar os principais desafios do setor da suinicultura, tais como a segurança alimentar, a saúde animal, a produção eficiente e sustentável, e a total transparência para os consumidores.”

Em combinação com a Plataforma de Acompanhamento Field-to-Fork existente da Cloudfarms, o “Pig Passport” permite aos integradores, produtores de suínos, fábricas de alimentos para animais e processadores criar mais-valias ao longo da cadeia de abastecimento. Por exemplo, podem acompanhar e classificar suínos individuais, de acordo com as linhagens parentais ou o tipo de alimentação consumida. Desta forma, a Cloudfarms apoia o setor na resposta à crescente procura de alimentos seguros e nutritivos a preços acessíveis, ao mesmo tempo que melhora a gestão operacional e reduz o impacto ambiental.

Translate »