Janeiro 30, 2023

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Projeto Woola recorre a resíduos de lã para reduzir resíduos de plástico

O projeto Woola, um reconhecido projeto LEADER da Estónia está a agregar valor às credenciais ecológicas do setor agroalimentar, através da utilização de resíduos de lã para reduzir embalagens plásticas, dentro da economia circular. A lã pode ser usada como uma fonte sustentável de material de embalagem para ajudar a reduzir os riscos de poluição relacionados ao plástico. Um premiado projeto empresarial financiado pelo CAP lançado por empresários da Estónia fornece um exemplo inspirador que demonstra o potencial da lã para prevenir a produção de resíduos plásticos.

Os criadores de ovelhas na Estónia não tinham mercado suficiente para sua lã, o que resultou no descarte de grande parte da lã como lixo. Os resultados do projeto Woola mostram que não só pode reduzir os riscos da poluição plástica, mas também pode minimizar os resíduos agrícolas, aumentando as oportunidades de redimentos para os criadores de ovelhas e oferecendo novas perspetivas para o setor de lã da UE em geral.

O financiamento LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural da Estónia ajudou a transformar esta ideia inovadora num sucesso comercial. A capacidade do LEADER de ser um catalisador desse empreendedorismo rural é um dos ativos mais reconhecidos e valiosos da metodologia. 

Graças ao LEADER, o projeto Woola pôde testar e comprovar a viabilidade comercial de seus planos de negócios para esta inovação agroalimentar altamente benéfica e transferível globalmente. O cofinanciamento CAP do LEADER ajudou a empresa a investir numa nova unidade de produção para os seus produtos de eco-embalagem, que atualmente incluem envelopes, mangas de garrafa e lã de bolhas.

Resultados inspiradores

Esta inovação financiada pelo LEADER é um bom exemplo de como a metodologia de desenvolvimento local liderada pela comunidade pode agregar valor às credenciais ecológicas do setor agroalimentar da UE. A gama de negócios úteis e resultados de capital social da Woola inclui uma nova ferramenta on-line que ajuda a conectar criadores de ovelhas da Estônia e outras partes interessadas em lã. 

O projeto promove ainda a aprendizagem entre pares e melhora o processo de coordenação da gestão dos resíduos de lã, fortalecendo a cadeia de valor que fornece o seu processo de fabrico e a empresa também criou um sistema de devolução para os clientes, para que os seus materiais de embalagem possam ser reutilizados várias vezes, numa ótica de economia circular.

Outro resultado benéfico do capital social da Woola é o interesse da empresa em criar empregos para jovens. Os fundos da PAC criaram empregos para jovens em uma localidade carente de oportunidades de emprego.

Por todas estas razões, aliadas às inúmeras vantagens adicionais do projeto LEADER, levaram Woola a obter o primeiro prémio nos Prémios Inspiração Rural 2022.

Translate »