Julho 20, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Embalagens primárias de plástico de uso único para frutas e vegetais (PPWR)

A Comissão Europeia estava a planear proibir, a partir de 1 de janeiro de 2025, o uso de embalagens primárias de plástico de uso único para frutas e vegetais não processados no retalho.

Contudo, a Comissão da UE decidiu adiar a implementação desta proibição. Uma nota de adiamento foi emitida, estendendo o período de suspensão até 11 de dezembro de 2024. Isso significa que a proibição não entrará em vigor a 1 de janeiro de 2025, mas poderá ser implementada apenas após 11 de dezembro de 2024, dependendo de futuras deliberações.

A nota da Comissão, disponível aqui, explica que esta proibição faz parte da proposta mais ampla da Comissão sobre a Regulamentação de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR). A Comissão pediu às autoridades belgas que adiem a adoção do projeto por 12 meses, oferecendo mais tempo para a análise e discussão da proposta.

Kit de sobrevivência PPWR da Europen: A Europen, Organização Europeia para Embalagens, desenvolveu um kit de sobrevivência para o PPWR que visa ajudar a navegar pela complexidade da regulamentação iminente, fornecendo uma visão geral não exaustiva dos requisitos e prazos chave. Aqui.

Porbatata | Fonte: Europatat

Translate »