Janeiro 30, 2023

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Workshop sobre melhoria da segurança alimentar e adaptação agrícola

EU CAP Network promove workshop sobre melhoria da segurança alimentar e adaptação agrícola

O workshop com organização da Rede Europeia da PAC tem como tema “Melhorar a segurança alimentar sob mudanças nos padrões climáticos: adaptação agrícola” e vai se focar na troca de conhecimentos e na partilha de práticas e abordagens inovadoras e inspiradoras que podem ajudar os agricultores a adaptarem-se às alterações que se verificam nos padrões climáticos. O workshop está agendado para os dias 15 e 16 de março de 2023, em Bolonha, Itália.

Poderá desde já dar o contributo respondendo à chamada para manifestação de interesse, até ao dia 15 de janeiro de 2023, através do formulário de inscrição.

Descrição e objetivos do evento
A estratégia Farm to Fork está no centro do Pacto Ecológico Europeu, e visa acelerar a transição para um sistema alimentar sustentável que garanta a segurança alimentar, nutrição e saúde pública, garantindo que todos tenham acesso a alimentos suficientes, seguros, nutritivos e sustentáveis, conjuntamente com a Estratégia de Biodiversidade para 2030.

As alterações climáticas afetam diretamente a produção alimentar europeia e os principais recursos naturais: biodiversidade, solo, água. No curto prazo, eventos climáticos irregulares e extremos, como chuvas fortes que provocam inundações severas, ondas de calor ou secas, podem afetar a produtividade e a estabilidade alimentar em escala local ou regional. No longo prazo, os cenários de mudanças nos padrões climáticos (ou seja, aumento da temperatura ou redução gradual das chuvas sazonais) mostram um impacto permanente na produtividade agrícola, especialmente nos países do sul, bem como na disponibilidade, bom estado e dinâmica dos principais recursos naturais. Tanto a curto quanto a longo prazo, a imprevisibilidade do clima e os padrões climáticos altamente variáveis ​​desafiam a gestão das explorações agrícolas.

Em dezembro de 2022, o Seminário da Rede CAP da UE “Agricultura circular inteligente para lidar com os altos preços de energia e fertilizantes” abordou a crise atual, destacando a urgência do uso eficiente e sustentável de energia e fertilizantes para garantir resiliência agrícola, competitividade e segurança alimentar em tempos de crise.

Este workshop complementará e desenvolverá os resultados do Seminário e continuará as discussões de outro ângulo. Concentrar-se-á em soluções inovadoras e conhecimentos necessários para fortalecer a resiliência agrícola diante dos efeitos das mudanças climáticas, especialmente discutindo a adaptação agrícola em resposta aos padrões climáticos em mudança.

O evento acontecerá numa região exposta aos desafios relacionados ao tema do workshop. A região da Emilia-Romagna é afetada por eventos climáticos extremos, com alto impacto nos rendimentos, qualidade e estabilidade das produções agrícolas. Os projetos de pesquisa e inovação, Grupos Operacionais EIP-AGRI e outros tipos de projetos inovadores na área estão a abordar esses impactos, procurando melhorar a capacidade adaptativa e apoiando as decisões dos agricultores e construindo soluções específicas na gestão da água, como sistemas de irrigação aprimorados.

Consulte aqui o esboço do programa.

Translate »