Março 2, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Lançada em Huesca a Rede Nacional da PAC em Espanha

Mais de uma centena de participantes deslocaram-se à cidade de Huesca, situada na comunidade autónoma de Aragão, em Espanha, para participar na jornada de apresentação da nova identidade institucional da Rede Rural Nacional de Espanha. Designando-se agora “Red PAC” e tendo como mote “mais impulso para o meio rural”, trata-se de uma plataforma que, à semelhança da Rede Rural Nacional em Portugal, reúne os vários agentes do setor agropecuário com o objetivo de divulgar e fazer cumprir os objetivos do Plano Estratégico da Política Agrária Comum (PAC).

A sessão de abertura do evento de lançamento da Red PAC foi assegurada pelo secretário-geral de Agricultura e Alimentação do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha, Fernando Miranda, que definiu a Rede PAC como um “instrumento fundamental” que se torna a “herdeira da antiga Rede Nacional Rural, que era circunscrita ao tema do desenvolvimento rural”, e que agora se expande, com uma nova denominação, para “abranger todo o conjunto de Políticas Agrícolas Comuns”.

Fernando Miranda salienta que a Rede PAC de Espanha passa a congregar todas as intervenções e medidas contempladas no Plano Estratégico da PAC: ajudas diretas, apoios associados e setoriais, bem como intervenções de desenvolvimento rural. Pretende-se “tornar mais eficaz a aplicação da PAC”, concluiu.

A sessão de hoje, além de apresentar a nova identidade corporativa da Rede nacional da PAC de Espanha, constituiu também uma oportunidade de divulgar a sua nova estrutura, funções e temas prioritários de trabalho para o período 2023-27.

Houve ainda lugar à apresentação das denominadas “antenas territoriales”, ou pontos focais, que se encontram divididas em nove regiões. Foram identificadas as principais necessidades, temas prioritários do Plano de Ação da nova Rede PAC, e atividades realizadas nestes territórios.

Amanhã, sexta-feira, o programa prevê a realização de visitas a vários projetos na região de Huesca, entre os quais, uma exploração agropecuária, e um projeto no ramo do turismo, apoiado pelo LEADER.

Translate »