Maio 25, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Tratar o milho com metade dos produtos fitofarmacêuticos

Richard Borreani, Bayer

Temos um grande desafio: Como alimentar uma população em constante crescimento respeitando o meio ambiente?

Hoje somos pouco mais de 8.000 milhões de pessoas neste planeta e a FAO prevê que em 2050 estaremos perto de 10.000 milhões de pessoas. Até 2050, temos que produzir mais 50% de alimentos. A população aumenta, mas a área de terra arável mantém-se estável, com uma ligeira tendência para diminuir. Além disso, devemos adaptar a produção agrícola aos efeitos das mudanças climáticas e às tendências dos hábitos alimentares dos consumidores.

Vários fatores importantes – conflito, mudança climática, bem como pobreza e desigualdade – estão a levar o mundo a acabar com a fome e a desnutrição global em todas as suas formas até 2030.

Os desafios aumentaram com a pandemia de COVID-19 e o conflito na Ucrânia, uma crise humanitária que provavelmente se tornará uma crise de segurança alimentar. Cadeias de abastecimento interrompidas, quebras de produção e consequentes aumentos de preços estão a deixar as famílias em todo o mundo vulneráveis à insegurança alimentar e nutricional.

É importante encontrar soluções para evitar a escassez de alimentos, evitar o aumento dos preços e garantir a recuperação e estabilidade da cadeia de abastecimento, incluindo a disponibilidade de sementes e produtos agrícolas.

Se os nossos sistemas alimentares entrarem em colapso, os mais vulneráveis serão os mais atingidos, com um efeito cascata nas comunidades. A fome e a escassez de alimentos não reconhecem fronteiras nem nacionalidades. Cabe-nos por isso, construir e sustentar sistemas alimentares que resistam às pressões de hoje e alimentem o crescente mundo de amanhã (…).

Leia o artigo completo na edição de maio 2023 da Revista Voz do Campo, clique aqui

Autor:
Richard Borreani, Bayer
Nota: Artigo no âmbito da intervenção do autor na mesa de discussão “Tratar o milho com menos 50% pesticidas” do Congresso Ibérico do Milho realizado recentemente em Barbastro (Huesca) Espanha.

Translate »