Março 5, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Yara avança com construção de nova fábrica de fertilizantes e bioestimulantes

A Yara International anunciou recentemente que construirá uma nova instalação de produção global para produtos especiais de nutrição de culturas e bioestimulantes projetados para aumentar o rendimento e melhorar a qualidade.

A fábrica será uma das maiores do mundo para esses produtos, fundamentais para a segurança alimentar e o combate às alterações climáticas.

A nova fábrica permitirá à Yara aumentar a sua presença neste negócio de nutrição de culturas especializadas, um dos mercados de crescimento mais rápido na agricultura. As vendas dos produtos especializados em nutrição vegetal e bioestimulantes da YaraVita aumentaram cinco vezes nos últimos 20 anos. Esses produtos são formulados para atender às necessidades específicas das culturas ao longo da estação de crescimento e para ajudá-las a aumentar a sua resistência às alterações climáticas.

A fábrica, a ser construída perto do local atual da empresa em Yorkshire, (Reino Unido), permitirá à Yara duplicar a capacidade dos seus produtos YaraVita e prevê-se que a construção seja concluída até final de 2025 e expandir ainda mais a capacidade de produção, se necessário.

“Os nossos produtos especiais para nutrição de culturas ajudam os agricultores a aumentar o rendimento e a qualidade sem aumentar o uso da terra. Isso não apenas beneficia os agricultores, mas também é bom para o planeta”, refere Mónica Andrés Enríquez, vice-presidente executiva para a Europa da Yara International.

“Não é à toa que este mercado está crescendo exponencialmente. No meio dos desafios atuais de segurança alimentar e das alterações climáticas, é mais importante do que nunca alimentar o mundo com alimentos nutritivos e, ao mesmo tempo, proteger o planeta”, acrescenta.

De acordo com a MarketsandMarkets, espera-se que o mercado global de fertilizantes especiais cresça a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 6,8% entre 2022 e 2027. O CAGR para bioestimulantes está em pleno crescimento a uma taxa ainda maior – mais de 12%, estima a DunhamTrimmer, referente ao período entre 2018 e 2030.

Assim como os humanos, as plantas precisam de todos os nutrientes essenciais para prosperar. Os nutrientes especiais fornecidos pelos fertilizantes foliares (aplicados na folha ou no fruto) são tão vitais para o crescimento e a qualidade das culturas quanto os nutrientes aplicados ao solo por meio dos fertilizantes minerais tradicionais. Bioestimulantes para plantas são como tomar vitaminas para humanos. Isso ajuda as plantas a se adaptarem melhor às alterações climáticas e melhorar a eficiência do uso de nutrientes.

“Se um nutriente está a faltar ou está sob stress, o crescimento, o rendimento e a qualidade da cultura podem ser reduzidos. Os produtos especializados em nutrição de culturas complementam os fertilizantes minerais tradicionais e são cruciais para alcançar uma nutrição equilibrada das culturas. Embora sejam necessários apenas em pequenas quantidades, eles podem fazer um grande diferença para os agricultores e são essenciais para garantir uma menor pegada de carbono na produção de alimentos, aumentando a produtividade por unidade de terra”, afirma Rejane Souza, vice-presidente sénior de inovação da Yara International Global.

Cerca de 3.000 testes foram realizados para comprovar a qualidade dos produtos YaraVita. Os testes resultaram em rendimentos mais altos, geralmente com um aumento de 3 a 8% e até 30%. Maiores rendimentos e melhor qualidade das colheitas aumentam a lucratividade dos agricultores e o retorno sobre o investimento.

A Yara é líder mundial em produtos especiais para nutrição de culturas e uma das maiores produtoras da Europa. A empresa tem mais de 50 anos de experiência agronómica em nutrientes foliares e bioestimulantes e mais de 100 anos de conhecimento agronómico em cultivos e solos. Esse amplo conhecimento permite que a Yara ofereça uma gama completa de soluções de nutrição de culturas combinadas com consultoria agronómica e ferramentas digitais.

→ Mais informação sobre os produtos em: Yara

Translate »