Julho 20, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

HORTITOOL Consulting marcou presença na Macfrut

A empresa portuguesa HORTITOOL Consulting, não só esteve presente na Macfrut 2023 que se realizou recentemente em Itália, como teve participação ativa no “Blueberry Days”, evento Internacional sobre mirtilos, integrado no certame.

Este evento, com a duração de quatro dias, contou com a vasta experiência e conhecimento de técnicos especializados, como também de Jorge Duarte em representação da Hortitool, sobre a cultura de mirtilos, nos dias 2 e 3 de maio.

No dia 2 de maio, foi lecionada uma aula para um grupo reservado de participantes na Universidade Politécnica delle Marche sediada em Ancona, cidade onde decorreu o “Blueberry School”, sendo o tema abordado “Técnicas de Poda do mirtilo: Notas de adaptação a diferentes regiões de cultivo”.

O que procuramos com as podas numa produção de mirtilo?

Foi a questão colocada no início da apresentação, sendo posteriormente feita a exposição com detalhe sobre como decidir a poda do mirtilo em diferentes zonas climáticas, como obter aumentos dos rendimentos potenciais, gestão das doenças e pragas e a importância da eficiência da colheita. As técnicas de poda e os momentos fulcrais para as realizar, sendo a poda de inverno a mais importante em NHB, pois nesta época as plantas encontram-se em estado latente. Quanto às SHB, a poda de verão, é a mais importante para este grupo, deve ser efetuada entre os meses de abril e junho, dependendo da variedade.

Poda e sanidade, foram alguns dos assuntos abordados

De salientar, que a poda no verão pode conduzir a planta ao stress, sendo o stress oxidativo causado pelas temperaturas extremas, uns dos principais fatores que pode comprometer em larga escala a obtenção de um fruto de qualidade. Outro aspeto, referido na apresentação é o da sanidade e adaptabilidade dos tipos de mirtilo Highbush, que está intimamente ligado à variabilidade do clima e interação ambiente versus genótipo da mesma: epigenética. É de salientar aspetos como a sanidade do material de poda, onde a desinfeção de equipamento entre podas de cada planta, para evitar contaminações e/ou a disseminação de pragas/doenças e ainda, como ação preventiva, a aplicação de fungicidas/bactericida após a poda.

Jorge Duarte coloca em reflexão os principais fundamentos sobre a técnica de produzir mirtilo com qualidade, disponibilizando toda a informação e conhecimentos de um modo simplista e de fácil entendimento aos alunos, técnicos e produtores do pequeno fruto.

Os desafios que o mercado apresenta atualmente como nota de reflexão

No dia 3 de maio, o Técnico Consultor explanou o tema “Produção de SBH no Mediterrâneo: Considerações Técnicas para a produção de frutas de qualidade”, direcionado para um público mais abrangente e conhecedor da fileira. Nesta apresentação, debateu-se o que é indiscutível: A qualidade da fruta começa no campo. Outros aspetos como as necessidades nutricionais das plantas, bem como os requisitos específicos relativos a N, P, K, Ca, Mg, micronutrientes e pH, foram identificados itens extremamente importantes.

Deixou como notas de reflexão, os desafios que o mercado apresenta atualmente, estando na ordem uma logística densa e que a qualidade deve ser monitorizada ao longo da cadeia para assegurar que o fruto chega ao consumidor na sua melhor apresentação.

E termina, com a informação de que a nova geração de variedades elevará o padrão para um mirtilo, de maior calibre, mais crocante, com maior shelf-life e também com mais sabor, tornando-o mais apelativo para o consumidor final.

  • Especialistas na Consultoria Técnica à Implementação Agrónoma
  • Mais de 20 anos de experiência
  • Presentes em 5 países

Eng.º Jorge Duarte
jduarte@hortitoolconsulting.pt
+351 913 765 666
www.hortitoolconsulting.pt

→ Mais desenvolvimento na edição de junho 2023 da Revista Voz do Campo

Translate »