Maio 25, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Alltech® Crop Science e Olipe firmam acordo para promover a sustentabilidade dos olivais de Los Pedroches 

A multinacional norte-americana Alltech Crop Science e a Cooperativa Olivarera de Los Pedroches (Olipe) comprometem-se a desenvolver um ambicioso plano de investigação sobre o processo produtivo do olival que vai desde a análise do solo até ao posicionamento comercial dos azeites da Olipe.

O acordo deverá vigorar por cinco anos, durante os quais ambas as empresas trabalharão em diferentes ações relacionadas com o respeito pelo meio ambiente, as características saudáveis dos azeites desta cooperativa e na transferência de conhecimento para os olivicultores.

A Alltech Crop Science Iberia e a Olivarera Los Pedroches assinaram esta manhã, na sede da Confederação de Empresários de Córdoba (CECO), em Espanha, o acordo de colaboração que visa aumentar a sustentabilidade dos olivais de média montanha de Los Pedroches através de uma estratégia multidisciplinar do processo produtivo, englobando desde a investigação dos solos agrícolas e das características das oliveiras,  até à comercialização dos azeites da cooperativa, sediada em Pozoblanco, Córdoba.

O Diretor-Geral da Alltech Crop Science Iberia, Pedro Navarro, e o presidente da Olipe, Bartolomé Carrillo, concordaram em melhorar o posicionamento da marca da cooperativa; em estudar ações inovadoras para aumentar a quantidade e a qualidade dos azeites convencionais, biológicos e biodinâmicos produzidos pela cooperativa; em valorizar o composto orgânico produzido com os resíduos do lagar e em implementar ferramentas tecnológicas inovadoras para a preservação e a conservação do solo. Além disso, o acordo inclui a transferência de conhecimento para os olivicultores, e a extensão dos processos testados nos olivais da cooperativa aos olivais dos sócios que decidam participar.

O acordo estabelece que a Alltech Crop Science, através da Ideagro, assume todos os custos dos processos de monitorização e experimentação, bem como a compra de lotes de azeite da cooperativa para distribuição internacional. A Olipe fornecerá os olivais definidos para a investigação e monitorização e investirá o lucro deste projeto em ações de formação e transferência de conhecimento que permitam a sustentabilidade social, fixando as pessoas e o seu talento, sobretudo jovem, na região de Los Pedroches.

Em Espanha, “o setor olivícola é um elemento chave para o desenvolvimento económico e social e, por isso, estamos num momento ideal para contribuir para as transformações necessárias que garantam a sua sustentabilidade e conservação”, afirmou o Diretor-Geral da Alltech Crop Science Iberia, Pedro Navarro.

“Este projeto reforça o princípio orientador da empresa e o nosso compromisso com o meio ambiente, impulsionando a inovação para melhorar a rentabilidade e a sustentabilidade do olival e é uma excelente oportunidade para mostrar os benefícios das tecnologias Alltech Crop Science para a agricultura, melhorando a fertilidade do solo, permitindo um melhor uso dos recursos naturais, aumentando o rendimento em azeite a sua qualidade”, acrescentou Pedro Navarro.

O presidente da Olipe, Bartolomé Carrillo, sublinhou que os objetivos acima mencionados contribuem para melhorar as condições ambientais, económicas e sociais dos olivais de montanha. “Esperamos que este tipo de ações sirva para tornar esta cultura mais atrativa para os jovens, tendo em conta que celebramos um acordo com uma das principais empresas do mundo na área agrícola”, afirmou o presidente da Olipe, acrescentando que “nós, olivicultores das zonas de montanha vivemos uma crise crónica, que não é circunstancial devido à seca ou às más colheitas, mas sim derivada dos elevados custos de produção que são muito difíceis de rentabilizar a não ser transmitindo os nossos valores à sociedade e gerando valor acrescentado com os nossos produtos para tornar os nossos olivais sustentáveis”.

É por isso que o presidente da Olipe acredita que “o caminho que hoje iniciamos terá um impacto positivo no território e porá em evidência que estamos na vanguarda do setor olivícola, não só pelo acordo que hoje assinamos, mas porque a Olipe inova há vários anos com produção biológica e biodinâmica e com um azeite de qualidade excecional utilizado pelas melhores marcas de cosméticos do mundo pela suas características saudáveis, derivadas do elevado grau de polifenóis que apresenta e que está bem acima da média”.

A chave está no solo

Uma das ações mais inovadoras do acordo centra-se na análise dos solos dos olivais dos sócios da Cooperativa Olivarera de Los Pedroches, localizados principalmente na zona sul dos municípios de Pozoblanco, Villanueva de Córdoba, Alcaracejos e Añora. Este territorio é caracterizado por declives acentuados, solo heterogéneos e mesmo um clima heterogéneo. Através da colaboração entre a Alltech Crop Science e a Olipe e com o apoio técnico da Ideagro, será realizado um mapeamento dos olivais para identificar as áreas mais produtivas, em que serão colhidas amostras para determinar quais os agentes microbiológicos que estão na origen destas boas produtividades. Esses agentes microbiológicos serão identificados, isolados e reproduzidos para

inoculá-los em olivais com menor produtividade, a fim de aumentar o potencial produtivo das áreas menos produtivas. Para tal, a Ideagro utilizará as mais recentes tecnologias em análise e processamento de dados.

Ao mesmo tempo, serão feitas medições do fluxo de CO2 emitido pelo solo para avaliar essas ações, que além de gerar uma melhoria agronómica, também aumentam a capacidade de retenção de carbono do solo.

Translate »