Abril 13, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Agritechnica 2023: uma potência de inovações inspiradoras

Registados 470.000 visitantes de 149 países

O tema orientador deste ano foi sobre “Produtividade Verde” – mais internacional, mais inovação, mais centrado nos jovens profissionais agrícolas.

A principal feira mundial de máquinas agrícolas, Agritechnica – realizada no recinto de exposições em Hanover, Alemanha, de 12 a 18 de novembro de 2023 – chegou ao fim, com um número recorde de 470.000 visitantes de 149 países. 2.812 expositores de 52 países apresentaram as suas inovações, produtos e serviços em 24 salões no recinto de exposições lotado.

A organização da Agritechnica, a DLG (Sociedade Agrícola Alemã), escolheu o tema “Produtividade Verde” para a vitrine global da indústria internacional de máquinas agrícolas. No âmbito do programa técnico da Agritechnica, cerca de 400 especialistas que participaram em mais de 300 eventos profissionais deram respostas a muitas questões do futuro, colocando os temas da produtividade e conservação de recursos num grande palco internacional.

Conclusões:

A Agritechnica 2023 atraiu um total de 470 mil visitantes de 149 países. Cerca de dois terços vieram da Alemanha. Dos visitantes internacionais, 84% vieram da Europa e 16% de fora da Europa, com um aumento particular da América Central e do Sul. A tendência de aumento da participação internacional tem se confirmado tanto entre expositores quanto entre visitantes.

Com as suas diversas inovações e conceitos premiados, a Agritechnica 2023 serviu como um importante guia de mercado para lançamentos de produtos e novas soluções disponíveis. Foram inscritos 251 produtos no “Prémio Inovação Agritechnica”, enquanto conceitos visionários tiveram destaque no prémio “DLG-Agrifuture Concept Winner 2023”. E com o prémio “Systems & Components”, a indústria fornecedora demonstrou o seu papel como impulsionadora de inovação para o setor de máquinas agrícolas.

O programa para jovens profissionais agrícolas foi popular entre o segmento de visitantes mais jovens, tanto com o Dia dos Jovens Agricultores, na quinta-feira da feira, como com a área “Campus & Career”, onde a DLG e os seus parceiros apresentaram um programa abrangente de informação e aconselhamento sobre todos os aspetos da carreira profissional. Com muitas empresas agrícolas atualmente em processo de entrega das suas explorações agrícolas, os potenciais jovens empreendedores esforçam-se por tomar as melhores decisões de investimento.

O DLG Spotlight sobre “Agricultura Inteligente” apresentou o estado atual da automação e conectividade na agricultura. Os expositores apresentaram as suas soluções digitais de agricultura inteligente para maior eficiência e sustentabilidade, atraindo o interesse da imprensa em geral.

O espaço “start-ups agroalimentares” para fundadores de empresas nos setores agrícola e alimentar reuniu empreendedores criativos de todo o mundo e investidores, proporcionando um estímulo ao progresso técnico.

A inaugural “Drive Experience”, numa pista de testes no local, ofereceu a oportunidade de testar tratores equipados com sistemas de potência alternativos.

A estreia do destaque da DLG “Inhouse Farming” não só atraiu muitos agricultores que exploravam novos ramos da agricultura, incluindo novos sistemas alimentares autónomos, mas também atraiu a atenção da televisão e dos meios de comunicação em geral.

A Systems & Components complementou de maneira ideal a principal feira comercial de máquinas agrícolas do mundo como um destaque técnico, um encontro da indústria e uma plataforma B2B para a indústria fornecedora. O esquema de premiação de inovação “Systems & Components Trophy – Engineers’ Choice” apresentou os mais recentes desenvolvimentos e inovações na área de componentes para máquinas agrícolas e setores relacionados.

“Como a principal feira mundial de máquinas agrícolas, a Agritechnica 2023 demonstrou o quão altamente inovadora é a indústria. Depois de quatro anos, os expositores finalmente puderam apresentar a sua riqueza de inovações ao mundo aqui em Hanover mais uma vez”, afirma Timo Zipf, gerente de projetos da Agritechnica. “Todos apreciaram a oportunidade de discussões presenciais, intercâmbios e oportunidades de networking, bem como de fazer novos contatos comerciais”, acrescenta Zipf.

“O coração da indústria internacional de máquinas agrícolas bate ao ritmo da Agritechnica”, enfatiza Tobias Eichberg, Diretor Geral da DLG Service GmbH, “e 2023 mostrou aos fabricantes a pulsação ideal para oferecer os seus desenvolvimentos ao mercado, que é de dois anos.”

“O networking pessoal e a manutenção de contatos na Agritechnica são inestimáveis para cada visitante”, afirma Freya von Czettritz, CEO da DLG Holding GmbH.

“Com prémios como ‘Woman in Ag’ e ‘DLG Agri Influencer Award’, não só reconhecemos o trabalho de uma vasta gama de agricultores, mas também os apoiamos na expansão das suas redes. O Almoço dos Concessionários, realizado pela primeira vez, também reuniu os principais vendedores e jovens profissionais do comércio internacional de máquinas agrícolas”, acrescenta von Czettritz.

A próxima Agritechnica terá lugar de 9 a 15 de novembro de 2025.

A exposição Agitechnica apresentou a gama completa de equipamentos e serviços agrícolas para o cultivo de culturas, desde tractores, soluções de lavoura e sementeira, a pulverizadores de proteção das culturas e ceifeiras-debulhadoras, abrangendo também sistemas autónomos e automatizados, como drones e robôs de campo.

Vozes dos expositores:

“Sentimos que a feira estava movimentada. A atmosfera era ótima. Pudemos perceber que, após quatro anos, todos ficaram genuinamente satisfeitos por voltarem a ter contato direto connosco como expositores. A Agritechnica é a feira comercial mais importante do mundo para máquinas agrícolas.”

Dr. Benjamin Schutte, vice-presidente sénior da região Europa Central, Vendas e Serviços, Claas.


“Foi uma decisão acertada realizar a feira tendo a ‘Produtividade Verde’ como tema principal. Estamos orgulhosos dos prémios que ganhámos, tanto pelas tecnologias de acionamento alternativas como pela nossa ceifeira-debulhadora CR. A participação foi excelente em todos os dias da feira. A importância global da Agritechnica reflectiu-se também no grande número de convidados internacionais que recebemos no nosso stand. A feira foi um sucesso total.”

Steven van Kooten Niekerk, Diretor de Cluster New Holland Benelux e Alemanha, Diretor Geral CNH Industrial Deutschland


“Conseguimos registrar um número recorde de visitantes em nosso stand. O tema principal da “Produtividade Verde” não poderia ter expressado melhor a situação atual e os desafios que a agricultura enfrenta. É importante que a indústria se reúna na Agritechnica a cada dois anos.”

Michael Horsch, Diretor Geral Horsch Machinery


“Esta feira não é apenas a principal exposição de tratores e máquinas agrícolas, mas também se distingue pela sua visão abrangente de sistemas de produção, interfaces e soluções digitais. O ambiente é muito bom e ficamos particularmente satisfeitos com o elevado número de visitantes profissionais de todo o mundo. A Agritechnica 2023 é um bom investimento na preparação para 2024.”

Andreas Jess, Diretor de Marketing R2, John Deere Walldorf


“A Agritechnica 2023 superou em muito as nossas expectativas. Estamos muito satisfeitos com o elevado número e qualidade dos nossos visitantes. A feira oferece a todos os grupos-alvo agrícolas a gama certa de produtos e serviços. Não há feira comparável neste formato e tamanho.”

Anthony van der Ley, Diretor Geral/CEO do Grupo Lemken


“Automação, sustentabilidade, eficiência e conectividade foram os grandes temas da feira para nós. Agritechnica é a principal feira mundial de máquinas agrícolas. O talento internacional e o poder inovador exibidos aqui são inigualáveis.”

Andreas Kaczmarczyk, vice-presidente de marketing de negócios de tratores na Europa, Kubota


“A Agritechnica ofereceu uma excelente variedade de exposições. A área de Sistemas e Componentes também impressionou como hotspot tecnológico. Participamos desde o início e beneficiamos da elevada relevância internacional desta plataforma B2B.”

Massimiliano Franz, Diretor de Comunicação do Grupo, Grupo Carraro


“Em combinação com a maior feira agrícola do mundo, o Systems & Components Trophy ofereceu à Bondioli & Pavesi a oportunidade de apresentar o nosso trabalho de investigação e desenvolvimento ao mundo. A DLG criou uma plataforma de primeira classe para reconhecer os sistemas que contribuem para um futuro de sucesso da tecnologia agrícola. Isto promove uma agricultura moderna, eficiente e ecologicamente sustentável.”

Claudio Bondioli, Diretor Geral Bondioli & Pavesi


“Estamos muito satisfeitos com o número de visitantes que vieram ao nosso stand. Ainda mais importante para nós, como fornecedores de sistemas, foi que tivemos muitas visitas dos nossos clientes, os OEMs, e discussões de alto calibre com tecnologia, vendas e compras de todos indústrias relevantes para nós. Em suma, uma ótima Agritechnica e Systems & Components 2023.”

Alex Eisner, chefe de comunicação de produtos de sistemas fora-de-estrada da ZF


“O futuro encontra o mundo real no Inhouse Farming Feed & Food Show! Novas ideias são ‘validadas’ e melhoradas em troca direta com os agricultores. O que mais você poderia querer?”

Christine Marie von der Ohe, gerente global de grupos de pares AgTech, Festo


“Em todo o mundo, a Agritechnica é a feira que todos devem participar. Esta foi a primeira vez que expomos aqui e foi realmente ótimo. O número de visitantes foi excelente e o apoio da equipa antes e durante a feira foi extremamente útil. Estamos orgulhosos de estar aqui como parte das start-ups agroalimentares e mal posso esperar até a próxima.”

Megan Madden, coproprietária, combinesettings.com

Translate »