Maio 25, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Duplo êxito para a Argo Tractors nos prémios Tractor of the Year

A Argo Tractors triunfa duas vezes com a Landini e a McCormick no Trator do Ano 2024 na Agritechnica.

Duplo êxito extraordinário da Argo Tractors no Trator do Ano 2024, o prestigiado reconhecimento internacional que premeia a excelência na mecanização agrícola, concedido no domingo, 12 de novembro, em Hannover, na Alemanha. O Grupo Industrial com sede em Fabbrico (Reggio Emilia, Itália) foi premiado em ambas as categorias em que foi nomeado: o Landini Rex 4-120GT RoboShift Dynamic foi o melhor no segmento Best of Specialized, enquanto o McCormick X5.120 P3- Drive ganhou o prémio Best Utility.

«É uma enorme satisfação – comenta o presidente da Argo Tractors, Valerio Morra – que premeia e certifica o compromisso do nosso grupo na produção de tratores de última geração, que respondam plenamente às exigências dos operadores e do mundo que nos rodeia, com um olhar atento à sustentabilidade e proactivo para o futuro. Neste dia extraordinário quero agradecer especialmente a cada colaborador do nosso grupo que, apesar da sua dimensão internacional, preserva sempre o espírito de uma família unida. Um aspeto que, para nós, é motivo de orgulho e um dos nossos pontos fortes.»

Valerio Morra, presidente da Argo Tractors

«Compacto, sólido, versátil e conectado, o McCormick X5.120 P3-Drive é o trator agrícola ideal para o uso quotidiano na empresa agrícola». Esta foi a razão pela qual o McCormick X5.120 P3-Drive foi o melhor na categoria Best Utility. A principal novidade é representada pela nova transmissão P3 -Drive: 36+12 ou 48+16 com super-redutora, projetada e produzida inteiramente nas fábricas da Argo Tractors, permitindo combinar 3 PowerShift (HML) com 4 engrenagens robotizadas, oferecendo para cada gama 12 relações controladas automaticamente. Tudo é controlado confortavelmente através do ergonómico Joystick SmartPilot, aproveitando a função Auto PowerShift (APS) tanto no campo (AutoField) como no transporte por estrada (AutoRoad). Equipada com motor FPT F36 com emissões Stage V, 3,6 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, a gama desenvolve uma potência de 95 a 114 CV sempre disponível e um binário máximo de 395 a 460 Nm, tudo num trator compacto com uma distância entre eixos de 2354 mm.

Entre as outras características está o Advanced Driving System+ que permite a gestão avançada das funções de direção, enquanto a combinação de eixo e cabine suspensos garante alto conforto ao operador.

«Com o Landini Rex4-120 GT Roboshift Dynamic, a Argo Tractors elevou a fasquia dos tratores especializados para vinhas e pomares», é a descrição lisonjeira dos motivos do prémio Best of Specialized 2024. Aqui são destacadas as principais características da transmissão Roboshift, 48 AV + 16 RM com inversor eletro-hidráulico e com 4 marchas de condução e HML totalmente robotizados, gestão automática ou sequencial através do joystick SmartPilot Plus intuitivo que resume os controlos para as operações de condução e trabalho instalados no novo apoio de braço multifuncional ajustável. A versão Dynamic inclui a opção do sistema de condução autónoma que permite, com a ajuda de sensores integrados, a condução automática paralela entre filas, integrando o Advanced Driving System, ideal para absorver as rugosidades do terreno e otimizar o trabalho tanto no campo como na estrada.

É o primeiro trator especializado com cabine suspensa que, aliado ao eixo dianteiro com suspensão hidráulica ajustável, garante um nível de conforto que supera os padrões da categoria. Da mesma forma, a eficiência do veículo é particularmente apreciada em termos de elevado desempenho, reduzido consumo de combustível e baixas emissões, tudo garantido pelo motor Stage V Deutz-AG de 4 cilindros, de 2,9 litros.

O equipamento tecnológico é completado pelas tomadas ISObus e pelas soluções digitais Landini Farm e Landini Fleet & Remote Diagnostic Management.

«O júri do “Trator do Ano” – conclui Valerio Morra – captou perfeitamente as peculiaridades das nossas propostas sempre vanguardistas graças ao extraordinário trabalho realizado na empresa e ao compromisso do nosso departamento de Investigação e Desenvolvimento. A Argo Tractors está consciente do papel fundamental desempenhado no sector da mecanização agrícola a nível global e de ter possibilidades concretas, capacidade e ferramentas para continuar a sua atividade com determinação e sucesso, apoiando o mercado, os clientes, os fornecedores e as empresas, com uma atenção constante “à sustentabilidade ambiental, à segurança e ao fator humano. Estes sucessos confirmam a força e a determinação na implementação de produtos e serviços de excelente qualidade.»

Translate »