Julho 22, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

A Hinojosa consolida a sua presença na Europa com a aquisição da italiana MS Packaging

O Hinojosa Packaging Group continua a expandir a sua presença internacional com a aquisição da empresa italiana MS Packaging, um grupo familiar especializado no fabrico e comercialização de papel e embalagens de cartão canelado. A empresa, composta por uma unidade de produção de packaging em Arzeno e uma unidade de produção de papel em Salerno, tem uma forte presença no mercado alimentar e de bebidas.

Oferecendo ao mercado a mais ampla gama de produtos, a Hinojosa adquire a MS Packaging por ser uma empresa que partilha a mesma filosofia, que se baseia na inovação, na aposta tecnológica, na sustentabilidade e na proximidade com o cliente. Com esta aquisição, a Hinojosa entra no mercado italiano, o segundo maior mercado europeu de packaging, e ficará a contar com uma força de trabalho de 2.900 funcionários e 24 unidades de produção localizadas em Espanha, Portugal, França e Itália.

A Hinojosa teve um volume de negócios de 739 milhões de euros em 2023, apostando na descarbonização e na contribuição de valor acrescentado através da inovação.

A Hinojosa fechou o ano passado com um volume de negócios de 739 milhões de euros, 10% inferior ao ano anterior, tendo como principal fator a descida dos preços das matérias-primas. A Hinojosa conseguiu repercutir esta redução de custos nos seus clientes, depois de um período anterior caracterizado pela inflação das matérias-primas e da energia.

A expansão internacional foi consolidada em 2023 com a aquisição de 49% da empresa francesa ASV Packaging. A presença de unidades de produção em França, juntamente com as de Portugal e Espanha, levou a um crescimento que também se traduziu num aumento de 10% da força de trabalho.

A aposta firme na descarbonização é outro dos grandes objetivos da empresa, em linha com os seus compromissos ESG em matéria de ambiente. Neste domínio, o ano passado terminou com resultados muito positivos: a redução das emissões e da pegada de carbono em 22% em relação ao ano anterior. Para além deste valor, a Hinojosa alcançou uma taxa de revalorização de resíduos de 95,2%.

Em termos de melhoria e expansão da sua oferta de produtos, 2023 manteve-se ligado a um claro compromisso com a inovação, essencial para identificar o futuro do setor e antecipar as mudanças sociais e as exigências dos clientes, acompanhando-os no seu crescimento. Neste contexto, a Hinojosa lançou no ano passado a Foodservice, uma gama pioneira de embalagens primárias para bebidas e alimentos preparados, sendo as mesmas 100% recicláveis e ambientalmente neutras no final do seu ciclo de vida. Esta unidade é a resposta às necessidades de um mercado em crescimento, que procura uma melhor gestão dos resíduos e consequente contributo para travar o avanço das alterações climáticas.

Translate »