Junho 22, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

O futuro do setor biológico é discutido nos seminários da Organic Food & Eco Living Iberia 2024 (4 e 5 de junho)

A quinta edição da Organic Food & Eco Living Iberia abrirá portas nos dias 4 e 5 de junho no IFEMA MADRID, acolhendo mais uma vez o principal evento profissional da Península Ibérica no setor biológico que reúne os melhores produtores, compradores e distribuidores de todo o mundo.

A extensa área de exposição onde serão expostos alimentos orgânicos, saúde e bem-estar, beleza, cuidados com a pele, têxteis e produtos para casa e limpeza é complementada por um programa completo de seminários e conferências. Assim, personalidades e reconhecidos especialistas da indústria orgânica abordarão os temas mais atuais do setor em debates e apresentações em dois espaços distintos: Organic Talks da Bio Eco Actual, patrocinado pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha (MAPA) e Eco Talks.

O programa Organic Food & Eco Living Iberia 2024

O programa terá início na terça-feira, dia 4 de junho, no espaço Organic Talks by Bio Eco Actual, às 10h00, com a apresentação de uma nova Plataforma Setorial, seguida, às 11h00, de ‘Desafios do setor biológico em tempos de incerteza‘, por Diego Granado da Ecovalia.

As limitações na utilização de produtos tóxicos e as alternativas existentes serão os principais temas da mesa redonda ‘Controlo ecológico de pragas no tratamento pós-colheita‘, às 12h00, com a presença de José R. Torres de Roca Defisan, David Vaquerizo do CAAE, Gabriel Mateu de El lobo & 1880, José Ángel Torres do Pistachio Europeu, Julián Tortosa de Frutos Secos Mañán, Manuel Ochoa do Grupo Dacsa e Vicente Cabanes do CAECV.

Pelas 13h, o foco será O papel dos supermercados na cadeia alimentar e no atendimento ao consumidor com apresentação do Secretário Geral Técnico da ASEDAS, Felipe Medina Martín.

Via streaming, às 14h, Rommel Aníbal Betancourt, presidente do Conselho de Administração da Comissão Interamericana de Agricultura Orgânica (CIAO), dará uma conferência junto com Patricio Almeida, diretor executivo da Agrocalidad, e Verónica Santillán, suplente presidente da CIAO. Pelas 15h00, ‘Quais são as políticas dos partidos para a Agricultura Biológica e o Mercado Biológico?‘ começa com Aurora Abad, da OPTA Europa, e representantes e eurodeputados dos principais partidos políticos que concorrem às eleições europeias.

Pelas 16h00 começa a sessão ‘Novos desafios, novas estratégias: chaves para comunicar a importância da agricultura orgânica no contexto atual‘ de Clara Garrone da IFOAM Organics Europe, que analisará possíveis mudanças nas tendências de sustentabilidade face ao contexto político actual e as próximas eleições na UE. Por fim, no espaço Organic Talks, o primeiro dia termina com a mesa redonda ‘Situação do canal especializado orgânico independente‘ com Alberto López da Economato Macabeo, Esteve Doménech da Liverd, Oriol Urrutia da Bio Eco Actual, Enrique Sánchez de la Yncera da Colmado de Bienes, Gemma Álvarez do Ecocentro e Nacho López do Espacio Orgánico.

Certificação, cadeia de valor agroecológica, exportação e oportunidades de mercado internacional terão como foco os temas do segundo dia da feira, quarta-feira, 5 de junho, que acolherá conferências da CAAE, Federação Espanhola das Indústrias Alimentares e Agrícolas (FIAB) e a Sociedade Espanhola de Agricultura Orgânica e Agroecológica (SEAE).

O segundo dia no espaço Organic Talks começa às 10h00 com os casos de sucesso das Experiências Transformadoras de Adegas e Lagares Biológicos e a entrega de medalhas e menções dos prémios Ecotrama e Ecoracimo.

Pelas 12h será a vez da mesa redonda ‘O mercado de suplementos alimentares em Espanha‘, com a participação de Pedro Porta, Fundador da Alternatur, Carolina Girbés, Diretora de Marketing da Herbolario Navarro, Carla Gaya, CEO da Eladiet e vice-presidente da AFEPADI, e Roberto Vimbert, médico e sócio fundador da e-S Health. Seguindo-a, Karen Hoberg, da Sociedade Espanhola de Agricultura Orgânica e Agroecologia, abordará em ‘Uma cadeia de valor agroecológica‘ o seu papel na facilitação da transição agroecológica e no alcance do objetivo de 25% de superfície orgânica na União Europeia em 2030.

Pelas 14h é realizada a mesa redonda da FIAB com Rocío Amatriaín do Carrefour BIO e Verónica Puente da FIAB. Haverá também espaço para falar sobre o papel do comércio justo no setor orgânico na mesa redonda ‘O mercado de comércio justo em Espanha‘, encerrando a conferência às 15h00 com a presença de representantes da AlterNativa3IDEAS Fair TradeOxfam Intermón e Fairtrade Ibérica.

Por seu turno, o espaço Eco Talks começa no dia 4 de junho, às 12h00, com a apresentação ‘Ajuste da produção ecológica numa indústria centenária’ de Pasqual Sanchis. Às 14h, representantes do CarrefourVeritasCAAE e Câmara de Comércio dos EUA falarão sobre o comércio varejista de produtos orgânicos. Quarta-feira, dia 5, começa às 11h com a palestra de Roberto Vimbert ‘A Ciência da Hormese e dos Suplementos Alimentares‘. Às 12h00 os visitantes profissionais poderão assistir a uma retrospectiva dos primórdios do Cantero de Letur desde 1990 até hoje liderada pelo seu diretor Pablo Cuervo-Arango.

Organização Interprofissional do Vinho de Espanha e a Vini Portugal vão organizar dois workshops – um em cada dia de feira – dirigidos a profissionais do sector (sommeliers, importadores e jornalistas), que poderão provar e conhecer diferentes vinhos biológicos espanhóis (cinco em cada degustação), através de uma emocionante viagem pelos diferentes DOP e IGP.

Translate »