Março 4, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

“Miss Tata” a marca da batata portuguesa

2 min read

A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, apresentou hoje (24 de novembro de 2020) a Miss Tata, a marca coletiva para a promoção da batata portuguesa no mercado nacional e internacional.

Foi a primeira vez que a fileira da batata portuguesa se junta para criar uma imagem coletiva para este produto, apostando na diferenciação e na qualidade. A Miss Tata é a embaixadora das batatas portuguesas no mundo e pretende marcar atributos que conduzem a uma alimentação nutritiva e equilibrada. Durante dois anos, a Porbatata tem em curso um projeto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos: França, Alemanha, Espanha, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia e Angola pelos quais são os mercados considerados estratégicos.

Este projeto é apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, e prevê um investimento global de 352.988 euros, financiado em 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Além da criação da marca própria coletiva, estão previstas iniciativas como a presença em eventos internacionais e a realização de ações de promoção.

A Porbatata tenciona ainda organizar um Concurso Internacional da Batata Portuguesa em França.

Em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano, sendo produzida em todo o país, com destaque para as zonas Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana. Na totalidade, a área ocupada pelo cultivo deste alimento totaliza 22 mil hectares e a produção média atinge perto de 500 mil toneladas anuais.

Em 2019, as exportações de batata somaram 28,5 milhões de euros e os seus principais destinos foram Espanha, Alemanha, Holanda, Cabo Verde, França, Bélgica e Luxemburgo.

A apresentação da nova marca foi transmitida em direto no Facebook da Porbatata e teve a presença e participação de João Torres, secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Nuno Russo, secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Berta Redondo Benito, secretária geral da Europatat, Rui Paulo Figueiredo, presidente do conselho de administração do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa e Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.

Vídeo do evento aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Translate »