Agosto 1, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Produção e comércio de vinho na UE

3 min read

Os últimos dados sobre os principais exportadores e importadores de vinho na União Europeia (UE).

Em 2019, a produção vendida de vinho (incluindo vinho espumante, vinho do Porto e mosto de uvas) na UE era de cerca de 16 mil milhões de litros (biliões). Os maiores produtores de vinho foram a Itália, Espanha e França, seguidos por Portugal, Alemanha e Hungria.

Conjunto de dados da fonte: DS-066341

Top exportador: Itália

Em 2019, os Estados-Membros da UE exportaram 7,1 mil milhões de litros de vinho. Quase metade deste vinho foi exportado para países fora da UE (3,1 mil milhões de litros, ou 43% do total das exportações de vinho), principalmente para o Reino Unido (0,69 mil milhões de litros, ou 22% das exportações extra UE) e os Estados Unidos (0,65 mil milhões de litros, 21%), seguidos da Rússia (0,28 mil milhões de litros, 9%) e China (0,25 mil milhões de litros, 8%).

A Itália foi de longe o maior exportador de vinho, com exportações extra-UE de 1,1 mil milhões de litros em 2019, representando 34% das exportações extra-UE de vinho dos Estados Membros da UE. Foi seguido pela França (0,8 mil milhões de litros, 25%) e Espanha (0,7 mil milhões de litros, 22%).

Conjunto de dados da fonte: DS-645593

Importador principal: Alemanha

Olhando para os fluxos de importação, os Estados-Membros da UE importaram um total de 4,8 mil milhões de litros de vinho em 2019. Apenas 16% deste valor provinha de países não comunitários, nomeadamente do Chile (0,17 mil milhões de litros, 23% das importações extracomunitárias) e da África do Sul (0,16 mil milhões de litros, 21%).

Entre os Estados-membros da UE, os maiores importadores de vinho foram a Alemanha (0,23 mil milhões de litros, ou 30% das importações extra-UE), os Países Baixos (0,11 mil milhões de litros, 15%), a Dinamarca (0,07 mil milhões de litros, 9%), a Suécia (0,06 mil milhões de litros, 8%), a Bélgica e a França (ambos 0,05 mil milhões de litros, 7%) e a Irlanda (quase 0,05 mil milhões de litros, 6%).

Notas:

  • Dados de produção: O quadro de amostragem do inquérito inclui todas as empresas, autoridades e organizações que realizam qualquer actividade industrial alvo e têm 20 empregados ou mais.
  • Dados comerciais:

. O comércio total da UE é calculado através da soma do comércio intra e extracomunitário. Devido ao comércio quase-transitório, isto pode levar a uma dupla contagem. Um exemplo disto seria o vinho importado do Chile através da Holanda, onde é desalfandegado para livre circulação, antes de ser expedido para a Irlanda. Isto levaria a que o mesmo vinho fosse contado como uma importação tanto pelos Países Baixos como pela Irlanda. Mais precisamente, apareceria nas importações extra-UE dos Países Baixos a partir do Chile e nas exportações intra-UE para a Irlanda e nas importações intra-UE da Irlanda a partir dos Países Baixos.
. Os dados da UE27 reflectem a mudança política na composição da UE, pelo que o Reino Unido é considerado como um país parceiro extra-UE para a UE27. Contudo, o Reino Unido ainda faz parte do mercado interno até ao final do período transitório, o que significa que os dados sobre o comércio com o Reino Unido ainda se baseiam em conceitos estatísticos aplicáveis ao comércio entre os Estados-Membros da UE. Consequentemente, enquanto as importações de qualquer outro parceiro comercial extra-UE27 são agrupadas por país de origem, os dados do Reino Unido reflectem o país de proveniência. Na prática, isto significa que os bens importados pela UE27 do Reino Unido foram fisicamente transportados do Reino Unido, mas parte destes bens poderia ter sido de outra origem que não o Reino Unido. Por esta razão, os dados sobre o comércio com o Reino Unido não são totalmente comparáveis com os dados sobre o comércio com outros parceiros comerciais extra-UE27.
. A União Europeia (UE) inclui 27 Estados Membros da UE. O Reino Unido deixou a União Europeia a 31 de janeiro de 2020. Mais informações são publicadas aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Translate »