Setembro 30, 2022

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Congresso Internacional sobre Pecuária Extensiva e Alterações Climáticas

3 min read
O Congresso Internacional sobre Pecuária Extensiva e Alterações Climáticas vai realizar-se em formato híbrido nos dias 19 e 20 de outubro – uma iniciativa inserida no âmbito do projeto LIFE LiveAdapt.

Atualmente, o impacto das alterações climáticas sobre o pastoreio supera o seu potencial de ação climática. Consequentemente, muitas explorações lutam para sobreviver num contexto de altas temperaturas, secas intensas, escassez de água e eventos extremos.

Esta situação representa uma dupla perda para a sociedade, primeiro por ver enfraquecer uma importante fonte alimentar baseada em material vegetal espontâneo, e depois por perder a capacidade de gerir as florestas e prevenir desastres relacionados com o uso indevido e as alterações climáticas: abandono, desertificação ou incêndios florestais.

O projeto europeu LIFE LiveAdapt, desenvolvido por associações de Portugal, Espanha e França, culmina com a realização de um Congresso Internacional sobre Pecuária Extensiva e Alterações Climáticas onde serão veiculadas soluções práticas de adaptação aos efeitos das alterações climáticas na pecuária extensiva e nos ecossistemas. O congresso será realizado em formato hibrído, nos dias 19 e 20 de outubro com livestreaming na página de facebook do LiveAdapt, e presencial, na Universidade de Córdoba. Participação gratuita.

O pastoreio, ou a pecuária extensiva, é fundamental para a produção de alimentos, a prestação de serviços ecossistémicos e a gestão do território e dos recursos. A correlação com as paisagens afetadas oferece duas perspectivas diferentes e complementares relacionadas com a ação climática. Por um lado, desenvolve-se ao ar livre, é muito sensível às condições meteorológicas, especialmente às alterações e eventos extremos; por outro lado, sendo uma das principais ferramentas disponíveis para a gestão da vegetação e dos solos não cultivados, desempenha um papel vital na adaptação dos nossos ecossistemas a estes mesmos processos de mudança, contribuindo também para a mitigação das referidas alterações ao aumentar a capacidade de armazenamento do carbono e reduzir as emissões.

O congresso pretende promover uma alteração radical na relação entre a pecuária extensiva e as alterações climáticas, através de abordagens inovadoras, globais e consensuais que proporcionem uma visão abrangente que combine 1) o conhecimento do produtor e a investigação científica na procura de soluções, 2) adaptação e mitigação das alterações climáticas tanto nos territórios quanto no setor pecuário, 3) políticas e ações diretas de apoio e aplicação de soluções, e 4) o envolvimento de toda a sociedade numa atividade essencial para lidar com as alterações globais.

O projeto Life Live-ADAPT convida agricultores, investigadores, técnicos, profissionais e funcionários a juntarem-se e partilharem os conhecimentos mais avançados, as propostas mais inovadoras e as experiências de maior sucesso disponíveis neste momento. Também o convidamos a refletir coletivamente sobre o caminho a seguir, o papel dos diferentes atores envolvidos e as políticas que podem apoiar esses avanços. Tentamos reunir as pessoas que atualmente mais conhecem, mais lutam e melhor entendem a relação entre processos climáticos e pastoreio, de produtores a professores. Tentaremos utilizar a sua sabedoria como motor de mudança para promover uma pecuária sustentável e de qualidade, capaz de enfrentar os grandes desafios do nosso tempo, incluindo as alterações climáticas e a apatia.

Translate »