Março 2, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Aviso contra o inseto xilófago Xyleborus dispar em pereiras e castanheiros

A Estação de Avisos Agrícolas de Espanha emitiu um alerta contra o inseto xilófago Xyleborus dispar em pereiras e castanheiros em El Bierzo (Espanha), um besouro que ataca árvores mais fracas, mas não necessariamente doentes, e cujos danos muitas vezes podem ser confundidos com os causados ​​pela doença do fogo bacteriano.

As fémeas de Xyleborus dispar emergem no final do inverno, quando as temperaturas diurnas chegam a 20º, voando em busca de uma nova planta hospedeira para cavar uma galeria e desovar. Em El Bierzo costumam voar entre os meses de fevereiro e maio.

Para evitar esta praga, recomenda-se tomar medidas que favoreçam o vigor das árvores, como evitar a aplicação de reguladores de crescimento e adubar adequadamente. Caso o surto afete algumas árvores, deve-se tentar limpá-las durante o inverno, eliminando os galhos afetados, removendo-os e queimando-os, pois somente com o fogo os insetos que estão profundamente escondidos em suas galerias podem ser destruídos.

Da mesma forma, recorda-se que este é o momento de instalar armadilhas para controlar Xyleborus dispar, podendo utilizar armadilhas iscadas com álcool tanto em pereiras como em castanheiros.

Translate »