Março 5, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

IPMWORKS brilha na audição do Parlamento Europeu sobre o uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos

O projeto H2020 IPMWORKS, um dos principais defensores da Proteção Integrada (IPM), recebeu um convite especial para a audição pública realizada no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no dia 23 de maio. O evento permitiu ao IPMWORKS apresentar as suas iniciativas inovadoras aos membros do Parlamento Europeu (MEPs), no meio dos debates em curso em torno do Regulamento Europeu sobre o uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos.

A audição pública proporcionou uma oportunidade para o IPMWORKS destacar o seu compromisso com práticas sustentáveis de gestão de pragas e doenças em toda a Europa. Com mais de 22 hubs de demonstração e 250 explorações agrícolas que participam ativamente nos seus programas, o IPMWORKS apresentou o seu historial de sucesso.

Mais especificamente, durante a audição, dois agricultores foram o centro das atenções para partilhar as suas motivações e estratégias eficazes para reduzir a utilização de produtos fitofarmacêuticos. A CONSULAI, como parceira do projeto, marcou a sua presença e levou um dos agricultores do seu Hub de Horticultura, o Bruno Neves, para dar testemunho da sua jornada a tentar reduzir o uso de produtos fitofarmacêuticos, na sua exploração hortícola. Bruno captou a audiência com as suas abordagens inovadoras. Eduardo Crisol, um Hub Coach e facilitador do projeto IPMWORKS, ofereceu um testemunho convincente sobre a promoção de soluções de controlo biológico e biodiversidade auxiliar em estufas da Andaluzia.

Para além dos testemunhos dos agricultores, a audição sublinhou o papel vital dos serviços de aconselhamento agrícola. Os métodos baseados no intercâmbio de conhecimento entre pares foram destacados como fundamentais para promover a reconfiguração do sistema e soluções personalizadas adaptadas a situações específicas. Foram apresentados resultados que demonstram estimativas da utilização de produtos fitofarmacêuticos nas explorações parceiros do IPMWORKS, bem como dados de autoavaliação dos agricultores sobre a qualidade do controlo de pragas, a carga de trabalho e a rentabilidade das explorações. Por outro lado, os resultados quantitativos da rede francesa DEPHY, afiliada ao IPMWORKS, com mais de 12 anos de experiência na promoção e na recolha de dados sobre o IPM, mostraram que as estratégias destinadas a reduzir a dependência dos produtos fitofarmacêuticos não têm de comprometer a produtividade agrícola ao nível da exploração.

As apresentações provocaram uma troca dinâmica de perguntas e comentários dos deputados, sublinhando o impacto significativo que o IPMWORKS tem tido na formação de práticas agrícolas sustentáveis. Para reviver a discussão esclarecedora, a audiência está disponível para reprodução em inglês no seguinte link: https://multimedia.europarl.europa.eu/en/webstreaming/agri- envi_20230523-0945-COMMITTEE-AGRI-ENVI

O IPMWORKS continua firme na sua missão de impulsionar práticas sustentáveis de gestão dos inimigos das culturas e criar um futuro mais sustentável para a agricultura. Com a sua participação notável na audição do Parlamento Europeu, a organização continua a elevar a conversa em torno do uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos.

Translate »