Junho 17, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

SITEVI 2023 confirma o seu papel importante para o setor

A SITEVI 2023, que ocorreu em Montpellier de 28 a 30 de novembro de 2023, mais uma vez confirmou seu papel crucial para todos os profissionais das áreas vitivinícola, vinícola, oleícola e frutífera.

Ao longo de 3 dias, a feira recebeu 1.000 expositores (+11% em comparação com 2021) e registrou 54.700 visitantes, representando um aumento de 7% em relação à edição anterior. A SITEVI 2023, cujo dinamismo, convivialidade e riqueza foram destacados por todos os expositores e visitantes, permitiu a cada um, em um período complexo, entender melhor as tendências de mercado, descobrir inovações, compartilhar boas práticas e se preparar para enfrentar todos os desafios económicos, sociais e ambientais atuais e futuros.

Esse papel crucial foi confirmado pela presença dos principais atores institucionais e, em particular, pela visita em 30 de novembro do Ministro da Agricultura e Soberania Alimentar, Marc Fesneau. Além disso, Arnaud Rousseau, Presidente da FNSEA, e seu primeiro Vice-Presidente, Jérôme Despey, Arnaud Gaillot, Presidente dos J.A, Bernard Angelras, Presidente do IFV, percorreram os stands com Damien Dubrulle, Presidente do sindicato de agroequipamentos, AXEMA. Todos os representantes de viticultores, investigação e indústrias também estavam reunidos para vislumbrar o futuro do setor.

Mais do que nunca, a SITEVI se consolida como o evento indispensável de trocas e compartilhamentos onde as decisões estratégicas são tomadas.

O SITEVI REFORÇA SUA LIDERANÇA GLOBAL

Com 1.000 expositores, incluindo 240 estreantes e 24% de expositores internacionais, a SITEVI reforça a sua liderança a nível mundial. Essa mesma tendência é registrada no número de visitantes. A SITEVI recebeu muitos visitantes internacionais, com um aumento de 11% em relação à edição anterior, provenientes de 73 países (em comparação com 61 em 2021), com destaque para Espanha, Itália, Suíça, Portugal, e a notável presença da Argentina, México, Estados Unidos, Argélia, Tunísia, Marrocos, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Chile, Canadá, Grécia, Geórgia, entre outros. Essa tendência é mais uma evidência do atrativo e da diversidade da oferta do salão. Vale ressaltar também que, em nível nacional, o salão registrou um aumento de 22% na presença de visitantes das regiões do Norte da França.

UM ACELERADOR DE INOVAÇÃO

A inovação faz parte integrante do ADN da SITEVI. O salão desempenha um papel-chave ao reunir no mesmo local, no mesmo momento, os atores da indústria, os expositores e os especialistas para apresentar as últimas tecnologias.

Os SITEVI Innovation Awards destacaram as inovações mais marcantes do setor, alinhadas com as tendências do mercado: digital e suas aplicações; auxílio à condução, conforto, produtividade e segurança; impacto ambiental e descarbonização da agricultura. Entre os 106 projetos recebidos (um aumento de 80% em relação a 2021), o júri inicialmente selecionou 37 produtos nomeados e premiou 21 (1 Prémio Especial, 2 Medalhas de Ouro, 6 Medalhas de Prata e 12 Medalhas de Bronze).

Os SITEVI Innovation Awards destacam soluções tecnológicas acessíveis para os usuários, como evidenciado pela medalha de ouro e pelo prémio especial do júri. A transformação das atividades vitivinícolas no dia a dia, graças à inovação, está no cerne deste ranking. Isso contribui para a atratividade das profissões do setor. Mais do que nunca, a inovação é portadora de futuro e esperança!”, comemora Christophe Riou, Diretor Geral do IFV e Presidente dos Prêmios de Inovação SITEVI.

“A SITEVI continua sendo indispensável para as equipas da ICV. A edição de 2023 foi particularmente intensa, a conquista da Medalha de Ouro nos SITEV Innovation AwardsI para nossa inovação DYNA WINE trouxe novos visitantes, incluindo o Ministro da Agricultura! Parabéns aos organizadores deste grande evento“, destaca François Nathan-Hudson, Diretor de Marketing e Comercial do Grupo ICV.

Por sua vez, o LABTECH, uma novidade na edição de 2023, organizado em parceria com Agri Sud-Ouest Innovation, La Ferme Digitale e a WineTech, reuniu 16 empresas expondo suas inovações, novas soluções e tecnologias para lidar com a escassez de mão de obra, melhorar a produtividade e o conforto no trabalho.

Na quarta-feira, 29 de novembro, foi organizado um momento privilegiado de trocas entre investidores, jovens empresas, bem como construtores expositores e principais compradores para acelerar o crescimento dessas empresas especializadas em novas tecnologias.

UM CONTEÚDO ABRANGANTE PARA FORNECER RESPOSTAS CONCRETAS

Diante de mercados em profunda transformação, a SITEVI 2023 multiplicou as animações e momentos-chave para esclarecer, decifrar e orientar os visitantes em busca de respostas concretas para aprimorar suas atividades diárias:

• As 54 conferências e workshops, organizados pelo IFV e pelos parceiros do salão, foram muito acompanhados, reunindo um total de mais de 2.900 participantes e cerca de 200 palestrantes. Destacam-se, em particular, o sucesso das conferências cujas temáticas estavam no cerne dos desafios estratégicos, como a agroecologia, as mudanças climáticas, os equipamentos e novas tecnologias, a enologia, as variedades resistentes, a viticultura orgânica, entre outros.

• As masterclasses de degustação proporcionaram a 1.035 visitantes a oportunidade de explorar a diversidade das regiões e as novas tendências (evolução do consumo, cepas resistentes, variedades de azeites de oliva, amêndoas do sul da França, entre outros).

UM ENCONTRO DE NEGÓCIOS E PROFISSÃO

Apesar de um contexto complexo, os profissionais das fileiras se reuniram no SITEVI com muitos projetos para concretizar. Assim, as Reuniões de Negócios entre visitantes com projetos e expositores foram um grande sucesso, com 650 encontros organizados. Elas permitiram aos visitantes economizar tempo, conhecer novos fornecedores e encontrar soluções concretas para o avanço de seus projetos.

Ao mesmo tempo, as profissões nas fileiras e suas necessidades de recrutamento foram destacadas ao longo do salão:

• O espaço de Job Dating, organizado por Jobagri e Vitijob, proporcionou a oportunidade de conectar empregadores e candidatos.

• Pela primeira vez, a SITEVI ofereceu aos expositores, em parceria com a HelloWork, uma plataforma online dedicada para depositar gratuitamente as suas ofertas de emprego. Isso permitiu concentrar todas as ofertas em um único local e direcioná-las de forma privilegiada aos visitantes profissionais interessados.

• A associação APRODEMA (Associação para a promoção das profissões agrícolas) acompanhou mais de 300 alunos do 4º e 3º anos junto aos construtores, com o objetivo de despertar vocações entre os jovens e advogar pela atratividade das profissões.

Apoiado pela região da Occitânia/Pirineus-Mediterrâneo, impulsionado pela fidelidade de seus expositores e visitantes, o SITEVI se afirma como o evento essencial e indispensável para todo o ecossistema.

A próxima edição da SITEVI será realizada de 25 a 27 de novembro de 2025.

Translate »